Pitaco

Etiqueta entre vizinhos – Tem salvação

image_pdfimage_print
Man peeking over fence

Man peeking over fence

Sonhamos sempre com a nossa casa, o nosso jardim, a nossa árvore, as flores e seus aromas, o sonho de olhar pela janela e ver o céu, as estrelas – tudo isso é lindo no sonho, mas existe um momento na vida que tudo isso começa a ser realizado. Que bom !!! Só esquecemos de um detalhe , que tudo está cercado por vizinhos – e nessa visão de viver em comunidade , não é fácil para muitos.

Quando estamos em convívio num prédio ou condomínio – o vizinho faz parte da sua vida – direta ou indiretamente – Ele ouve, ele sente e até se relaciona com você.

Nesse sentido , temos que estar atentos aos momentos comuns , favoráveis ou não, nesse convívio – os momentos confortáveis e amistosos e os momentos específico que mostramos abaixo:

Aprenda a praticar o desapego durante a mudança

Aprenda a praticar o desapego durante a mudança

MUDANÇA

Acabou de se mudar é simpático é mandar um vasinho de flores ou um cartão se apresentando e desculpando-se por eventuais transtornos durante a mudança. Ou marcar um churrasco e com todos participando. Tudo isso pode melhorar esse relacionamento com os seus vizinhos – Avise, compartilhe essa informação, não deixe ser surpresa e causar incômodos naturais. 

 
Blog-Vizinho-Obras-em-casa

OBRA

– Se houve uma reforma na obra, o gesto merece atenção redobrada: O mimo poder ser além de flores, bombons, cupcakes, uma lata de chás especiais ou sachês perfumados – Avise o tempo de duração dessa obra, que na maioria das vezes é bem maior do que o planejado. A obra pode ser sua num dia, mas no outro pode ser no seu vizinho. Lembre-se disso.

 Blog-Vizinho-noise-pollution-at-home

BARULHO

– É proibido fazer barulhos depois das dez da noite e antes das nove horas da manhã. Não existe pessoa que aceite um barulho, contínuo ou não, no silêncio do seu lar. As crianças correndo, os cachorros brincando, as araras com seus gritos e mesmo os papagaios falando coisas que talvez até você não queria ouvir.

Esse “barulho” , pode ser uma aula de piano – ou ensaio de bateria, uma flauta mágica, ou um trombone de vara – o som produzido é lindo, mas pode incomodar o seu vizinho.

Eu tive um vizinho que era cantor de ópera – lindo !! e sempre tinha conhecimento prévio do seu novo espetáculo – mas as minhas visitas, algumas gostariam de conversar e sempre comentavam – “Puxa, e nem cobraram o ingresso!!!”

 Blog-Vizinho-Cute-Baby-537x350

BEBÊ

– Nasceu o bebê do seu vizinho se você não é amigo dê os parabéns, mande um bilhetinho e até uma lembrança, mas não precisa visitar. A visita é muito incômoda para a mãe, que está vivendo um momento único – mãe e filho. O choro pode incomodar, mas ela encerra em poucos instantes. O bilhetinho, acompanhado de flores, agrada mais.

 Blog-Vizinho-reduce-outside-sounds-at-home

FESTA

– Não precisa convidar, mas se for uma grande festa e barulhenta mande no dia seguinte uns docinhos se desculpando pelo barulho. A festa pode ser sua num dia e o seu vizinho pode ser a próxima – portanto, um processo recíproco. Avise antes, ou agrade depois do ocorrido.

 Blog-Vizinho-obras

IMPREVISTO

– Um cano estourou, queda de objeto jogado por uma criança, seu animal de estimação fez xixi no tapete do vizinho você vai consertar e limpar, mas você deve ter jogo de cintura, eficiência na ação e ter uma leveza na atitude pra desanuviar o problema. 

A solução é ser rápida na solução – não virar uma novela – Apresente a solução , aliado a um agrado. Isso funciona sempre.

Frases do elevador :

Blog-Vizinho-elevator talk

 – BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE

Elevador é  um local de bons relacionamentos – A porta fecha e tudo pode acontecer – tanto para o lado bom , como para muitas situações complicadas. Não esqueçam que a maioria dos elevadores possuem câmeras de segurança – portanto, tenha postura e bom comportamento.

Cumprimentar os vizinhos – É uma coisa óbvia, porém , nem sempre. É muito difícil as pessoas se cumprimentarem no convívio diário – Os dias não são iguais para todos, cada um tem um momento diferente. Uma forma de aliviar esse momento é o cumprimento diário – bom dia !!! boa tarde !!! – viu nem doeu.

Ajuda mútua é fundamental – Existem vizinhos que fecham a porta do elevador – ou mesmo, baixam o olhar para não ter nenhum contato. Não façam isso !!! Quebre esse gêlo – dê um início a essa nova jornada.

Se estiver com o cachorro usar o elevador de serviço – algumas pessoas adoram animais domésticos, porém, outros não tem esse mesmo gosto. Então, pense sempre em deixar o elevador social apenas para as pessoas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário