Pitaco Top-Top

Livros que li – e lições que ficam para a vida

image_pdfimage_print

Cada livro que leio, apreendo algo. Isso é fato! Seja por uma maneira lúdica (palavra da moda hoje) ou nas entrelinhas. Mas ao final de cada leitura sinto que, em algum momento da vida poderei colocar em prática pequenas lições e conceitos encontrados ali. E todo livro nos traz alguma coisa – apenas cabe a nós aprender a procurar.

Vou mostrar para vocês algumas lições que aprendi e onde…

Experimentar o auto-descobrimento (Comer, Rezar e Amar, Elizabeth Gilbert) – amar e buscar a felicidade dentro de nós. E ver o mundo de uma forma diferente do habitual, buscando assim o equilíbrio, a paz interior e o prazer.

O poder das palavras (A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak) – fazer aquilo que acreditamos ser o certo, o efeito dominó, aproveitar as oportunidades antes que seja tarde demais e o poder que as palavras têm.

Estar à frente do tempo (O Diário de Anne Frank, Otto H Frank e Mirjam Pressler) – apesar de tudo que Anne Frank passou, ela transmite esperança, fé e coragem.

Confiança, lealdade e coragem (Harry Potter, J.K. Rowling) – encontrar amigos leais; aprender que as escolhas são mais importantes que as habilidades; todos os medos podem ser superados; valorizar nossos pontos fortes; ser nosso próprio mentor; manter um bom network. Mas a grande lição é não desistir. Esses livros não podiam faltar, né?

Apreciar as pequenas coisas (Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien) – amigos são muito importantes; que dinheiro não é o mais importante na vida; que não devemos julgar o livro pela capa; que as pequenas coisas podem ser apreciadas e que podemos dizer sim para as aventuras.

Ser e/ou  ter (O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry) – nos faz refletir sobre ser ou ter. Sobre as relações baseadas no carinho e a importância da amizade. E que vale mais o autoconhecimento do que a vida alheia.

E aí gostaram? Esses são apenas alguns e bem clássicos… E vocês, quais livros te marcaram?

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário