Mesa Pitaco

Alem de aniversário de Sampa, dia 25 de janeiro é dia do Picadinho!

image_pdfimage_print

 

Vamos desfrutar nosso prato paixão nacional!

 

Como essa receita é onipresente nos cardápios da cidade, acredito que esse seja o  prato perfeito para degustar em  São Paulo no dia de seu aniversário, 25 de janeiro. E, porque não por todo o Brasil? Afinal, já virou paixão nacional!

Há alguns anos,  convite dele, sete casas paulistanas reuniram-se para criar o Dia do Picadinho, nessa mesma data.  O resultado foram receitas variadas tanto no fazer quanto nos ingredientes e acompanhamentos. Você pode se inspirar e escolher olha só:

A receita do chef  Carlos traz carne na ponta da faca, mini pastéis, tomate, arroz, feijão e farofa. O do Bar da Dona Onça vem com carne com arroz soltinho, ovo frito, tartar de banana e creme de feijão;  E tem também com filé mignon em cubos, farofa, couve e cebola roxa –  e  sobremesa Romeu e julieta (queijo e goiabada).  Ou com caldinho de feijão, ovo pochê, chips de banana da terra e farofa de pão –  e  para quem se atrever, Rabo de Galo.

 

Tem para todos os gostos:  Picadinho com tirinhas de filé mignon, servido com ovo caipira, banana empanada, farofa crocante e arroz branco –  e de presente um  ritual  de café coado na mesa. Picadinho com caipirinha de limão ou caju e cachaça especial . E até picadinho por kilo:  você pode montar seu picadinho com o que gostar.

E claro o picadinho para machos: de língua bovina na cerveja preta com batata, tomate, ervas e especiarias, servido com farofa de banana, ovo mole, arroz, feijão e couve rasgada.  E de quebra, caipirinha  com cachaça de alambique  envelhecida em jequitibá rosa.

Se animou? Então comemore: São Paulo que acolhe há séculos pessoas de todos os cantos do mundo  que enriquecem cada vez mais nossa gastronomia e nossa cena cultural, merece. E você também!!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário