Vamos desfrutar nosso prato paixão nacional!
Como essa receita é onipresente nos cardápios da cidade, acredito que esse seja o prato perfeito para degustar em São Paulo no dia de seu aniversário, 25 de janeiro. E, porque não por todo o Brasil? Afinal, já virou paixão nacional!
Há alguns anos, convite dele, sete casas paulistanas reuniram-se para criar o Dia do Picadinho, nessa mesma data. O resultado foram receitas variadas tanto no fazer quanto nos ingredientes e acompanhamentos. Você pode se inspirar e escolher olha só:
A receita do chef Carlos traz carne na ponta da faca, mini pastéis, tomate, arroz, feijão e farofa. O do Bar da Dona Onça vem com carne com arroz soltinho, ovo frito, tartar de banana e creme de feijão; E tem também com filé mignon em cubos, farofa, couve e cebola roxa – e sobremesa Romeu e julieta (queijo e goiabada). Ou com caldinho de feijão, ovo pochê, chips de banana da terra e farofa de pão – e para quem se atrever, Rabo de Galo.
Tem para todos os gostos: Picadinho com tirinhas de filé mignon, servido com ovo caipira, banana empanada, farofa crocante e arroz branco – e de presente um ritual de café coado na mesa. Picadinho com caipirinha de limão ou caju e cachaça especial . E até picadinho por kilo: você pode montar seu picadinho com o que gostar.
E claro o picadinho para machos: de língua bovina na cerveja preta com batata, tomate, ervas e especiarias, servido com farofa de banana, ovo mole, arroz, feijão e couve rasgada. E de quebra, caipirinha com cachaça de alambique envelhecida em jequitibá rosa.
Se animou? Então comemore: São Paulo que acolhe há séculos pessoas de todos os cantos do mundo que enriquecem cada vez mais nossa gastronomia e nossa cena cultural, merece. E você também!!
Sem comentários