1

Régua à Mesa – o truque para causar impacto!

 

Foto em close de uma mesa colocada com uma mão de luvas brancas segurando uma régua amarela para medir a distancia entre um prato e outro.

Na séria inglesa “Downton Abbey”, frequentemente em cenas de preparo de mesa são exibidas cenas, onde os serviçais usam réguas para montar a mesa de jantar. Parece estranho e exagerado, não é?

Mas é o que mais dá certo! Em mesas com muitos convidados o impacto visual da simetria perfeita entre os lugares pode dar uma impressão de extremo requinte e ordem – ainda que a porcelana e talheres sejam  mais simples.

É um truque mesmo, que costumávamos usar nos jantares do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, quando não se podia gastar em arranjos de flores e outro tipo de enfeite supérfluo. Então, o que valia era a impressão de extrema organização da perfeita ordem dos elementos – que era conseguida com uma simples régua! (minha melhora amiga em dias de grandes recepções)!

As escolas de etiqueta na Europa, costumam adotar essas regras para ensinar aos alunos a verdadeira simetria – que tanto encanta nas fotos das mesas das Cortes Européia.

Pode conferir: todas as vezes em que você viu uma mesa bem montada, havia uma simetria, uma perfeição dos detalhes que faz a diferença. Afinal, quando  olhamos, esse é o primeiro detalhe da mesa de refeição que nos chama atenção –  depois reparamos nos pratos, talheres e taças e, finalmente no serviço.

Uma mesa retangular colocada com toalha vermelha e cerca de 8 ou 9 pratos com a uma colhe de prata por cima de cada um deles estão enfileirados simetricamente . Ao fundo uma jarra de prata trabalhada completa o visual.