Etiqueta sem Frescura

 Como sentar casais em refeições formais e informais

image_pdfimage_print

mesa de jantar redonda com 9 lugares, completa com porcelanas brancas com bordas douradas, taças de vinhos e um vaso de flores ao centro. Temos oito diplomatas usando ternos cor escura e uma mulher usando um véu, cor vermelha, sobre a cabeça,

 

Há uma série de variáveis sobre esse assunto,  algumas mais  outras menos rigorosas – dependendo da ocasião e do grau de formalidade. Por exemplo:

Blog-Couple-restaurant-business

Em restaurantes informais –  e ocasiões sociais, os casais podem sentar-se lado a lado ou mesmo “de quina”: um em cada face da mesa quadrada.

Business Lunch

Em uma ocasião de encontro de negócios o recomendado é sentar-se um em frente ao outro (no caso de homem e mulher não casados e simplesmente colegas de trabalho). Para que se evite o ar de intimidade de quando estão lado a lado e possam se comunicar melhor frente a frente.

Blog-Couple-dinner-at-home

Em um jantar social – na casa de alguém, manda o protocolo que os casais casados sentem-se separados  embora não muito distantes uns dos outros  – ou seja: marido e mulher não se sentam lado a lado mas podem estar próximos e em frente um ao outro.

Blog-Couple-dinner-at-home-31012482-Group-Of-Friends-Having-Dinner-Party-At-Home-Stock-Photo

 Em um jantar informal – essa regra  fica um pouco mais flexível : mas é indiciado sempre  intercalar homens e mulheres – podendo sentar juntos  casais que façam questão disso .

Blog-Couple-State-dinner

Em jantares oficiais – ou mais formais,  casais casados são separados e sentados conforme a hierarquia de cargo de cada um – sendo que, sempre as mulheres, por uma ceta cortesia, não devem ser colocadas nas extremidades das mesas e muito menos nas cabeceiras onde ficariam expostas e isoladas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário