Vai Encarar?

Outubro Rosa: faça sua parte!

image_pdfimage_print

mulher com longos cabelos loiros, usa camisa regata na cor rosa, do lado direito tem seus cabelos cobrindo a orelha e no outro lado vê-se um lindo brinco estiloso

Todas as mulheres entre 40 e 69 anos devem realizar a Mamografia, periodicamente Deveria ser simples assim. Mas é claro que não é.

Nem para Todas – se já existe uma resistência natural em mulheres sem deficiência para a realização do exame, em mulheres cadeirantes isso se potencializa: chegar até o exame já pode ser problema: pela falta de acessibilidade no caminho. Pois é.

Mais difícil que parece – uma vez no local, todo mamógrafo desce até a paciente na cadeira de rodas, facilitando o exame, porém nem todos os profissionais estão capacitados ou tem boa vontade para esta operação – que é simples mas delicada.

Segundo alguns artigos, pelo fato das mulheres cadeirantes usarem os braços também como pernas, tocando a cadeira, as mamas são mais densas, – e por isso mesmo, exames de prevenção são ainda mais indicados.

Lei que ainda está pegando – a lei obriga que todo local tenha acessibilidade mas a fiscalização é ineficaz e detalhes como esses fazem com que muitas mulheres incorram em um risco tão real quanto desnecessário!

Faça sua parte – quando for fazer seu exame, pergunte como quem não quer nada se tem uma rampa para cadeira até o mamógrafo e se ele desce, pois tem uma amiga cadeirante que você quer trazer.

Dependendo da resposta, converse, abra os olhos do interlocutor e, se preciso for de toda a equipe – até perceber que a ficha está caindo…

Se todas fizermos isso – pode acreditar, a coisa anda!

Mais que blá blá blá – acessibilidade é mais que uma palavra, é atitude: sua e de quem está lá para ajudar. De preferência com atenção, o respeito e o carinho.

Depois de outubro, vem novembro – aí é a vez dos homens, que venha o Novembro Azul!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário