1

Guarda de Honra e Revista à tropa – Honras Militares

Honour-Guard-Airport-CHINA-GERMANY-Prime-Minister_claudiamatarazzo

A Revista à Tropa , é uma etapa que ocorre depois das honras militares, onde a autoridade visitante ou homenageada é convidada a passar em revista a  tropa – perfilada em sua honra.

Nesse caso há um percurso onde se caminha sobre o tapete vermelho (na maioria das vezes) da direita de tropa para a extrema esquerda da tropa, acompanhado pelo comandante da tropa (regimento, companhia, etc..) e depois, segue-se andando ou marchando até o final da tropa, onde estarão o Comandante Geral da Força Armada que está fazendo essa honra.

A posição correta será a autoridade visitante ficar entre a tropa e a maior autoridade do local (Presidente da República ou Governador do Estado), logo atrás ou ao lado externo seguido pelo comandante da tropa.

Ao passar pelas bandeiras é feita uma saudação com a cabeça  no caso de civis e, e para os militares, presta-se a continência. Ao final a autoridade é reconduzida até o palanque, onde o comandante da tropa se despede e solicita a autorização para iniciar o desfile.

Notem alguns pontos dessa recepção ao Senhor Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América, em visita oficial a Índia.

– A formação da tropa perfilada em honra a autoridade visitante é composta por um grande número de militares em traje de gala, conforme prevê o regulamento militar;

– Na chegada da primeira autoridade indiana, os agentes estão fortemente armados, utilizando armamentos pesados para esse tipo de ação.

– A fila de cumprimentos composta por autoridades indianas está num local com uma cobertura para protegê-los do sol.

– A bandeirola do carro oficial da autoridade indiana está correta;

– A tropa montada forma uma escolta para a chegada do comboio da autoridade visitante.

– A limousine do presidente americano , está com as bandeirolas erradas: a bandeira do país prevalece na precedência a do país visitante, portanto, a bandeira da Índia deveria  estar do lado direito do veículo e a bandeirola americana estaria do lado esquerdo veículo.

– A recepção pelas autoridades indianas está perfeitamente correta.

– Notem a insegurança da agente de segurança feminina, mais clara ainda quando está  junto a porta traseira da limousine. A fisionomia apavorada demonstra que não sabe o que fazer, independente da tática a ser adotada nesse tipo de ação.

– Presidente Obama, caminha até o supedâneo, ( pequeno palco) que também está com uma cobertura para a protegê-lo do sol.

– A perfeita ação do Comandante da Tropa em fazer o convite ao Presidente Obama e a condução na revista da tropa.

– Durante o trajeto do Presidente Obama na revista a tropa, notar o perfeito olhar de todos os militares para a autoridade visitante.

– O cumprimento do Presidente Obama ao Comandante de Tropa após o término da revista a tropa.

– A perfeita condução do Presidente Obama, pelo Chefe do Cerimonial do Presidente indiano.

– A fila de cumprimentos , além das autoridades indianas, está composta de algumas outras autoridades americanas – o que tornou esse dispositivo um pouco longo.

Em tempo : a cerimônia de  honras militares acontece em todas solenidades de recepção a chefe de estado estrangeiro em qualquer lugar do mundo.