Kalina Rameiro: do Piauí para o mundo!

Quando entrei no ateliê da artista plástica Kalina Rameiro, me encantei com tudo – e olha que esse tudo ia muito além dos lindos ítens de vestuário como essa bolsa  que contrasta a sofisticação do tafetá dourado com a nossa palha de buriti!

Essa peça clássica é apenas a porta de entrada para outras mais coloridas e atrevidas como as mesmas carteiras trabalhadas com desenhos vibrantes para todo tipo de ocasião.

Bolsa feita de palha trançada, com apliques de flores coloridas, pintadas .

Ela trabalha com tudo um pouco e sem medo e com uma originalidade que encanta e surpreende em cada peça – como esse colar abaixo uma de suas peças mais fortes replicada em estampas e porcelanas as figurinhas moldáveis em linha e palito de fósforos!

Colar em tecido preto, com aplicações de pequenas bonecas coloridas, feitas de palito de fósforo.

Os palitos são forrados com linhas multicoloridas e a cabeça das figuras é a própria cabeça de pólvora do palito. Já os braços são feitos de arame reciclado o que permite uma brincadeira de moldar a posição dos bonequinhos mesmo quando estamos usando o colar como adereço.

almofada quadrada, em tecido com fundo preto e estampa com pequenas mulheres de saias, multi-coloridasAs suas figurinhas ganham outra dimensão e mais  espaço sobre a mesa enfeitando a porcelana – as combinações são infinitas como na  almofada abaixo que pode forrar desde poltronas e cadeiras até paredes inteiras.

almofada quadrada, em tecido com fundo preto e estampa com pequenas mulheres de saias, multi-coloridas

Abaixo um colar com cristais Svarowski sobre pedras semipreciosas não lapidadas: o efeito é impactante e eternamente chique!

colar criado por Kalina Rameiro , em pedras brutas com pequenas outras pedras incrustadas.

E o que dizer do atrevimento de dar um banho de ouro nas conchas – transformando esse adereço em objeto de desejo mulheres e sereias?  Não é à toa que ela divide seu tempo entre Teresina e algumas capitais da Europa, como Paris – onde já ganhou prêmios e expôs seus trabalhos com enorme sucesso.

CM 2016 Teresina-Atelie-Kalina-Rameiro_claudiamatarazzo_02jun2016_amenimario (1)

Em minha visita – acompanhada de Larissa e Solange na foto,  e da querida Rose Cavalcante que me proporcionou essa linda visita a Teresina – as surpresas se sucediam: havia espinhos de mandacarú transformados em colheres de café, alfinetes de gravata ou mesmo colar ( como o que estou experimentando na foto abaixo).

Mas o melhor mesmo fica em seu jardim de entrada: lindas aves em tecido vermelho,  sobre um aparador rústico nos davam as boas vindas. Fiquei de voltar para levar uma delas. E voltarei. Se você mora perto de Teresina ou mesmo visitar a cidade um dia,  guarde esse nome e não deixe de visitar seu ateliê.

 

Contato: 86 32331278

Instagram: kalinerameiro