Balanço da metade do ano

Começamos  animados cheios de planos, amargamos uma continuação de pandemia que agora se atenuou, temos eleições e muita incerteza quanto a uma série de questões.

Como se não bastasse, o Carnaval (lindo) e fora de época está marcando o real início do ano, já no mês 5, ou seja: quase na metade do ano!

 

Pois é: se você  está aflito  por não ter conseguido atingir suas metas, ou colocar em prática planos feitos em 2021, talvez valha a pena parar e respirar refletindo se não está incorrendo em algum “erro de perspectiva”. Isso mesmo: veja aqui alguns erros apontados por especialistas que, normalmente, “emperram” ou nos atrapalham na hora de consolidar novos projetos.

Afinal, é mais fácil mudar o rumo e corrigir a rota no início e antes de partir  do que no meio de viagem. E não custa reavaliar a postura e agregar novas rotinas – o resultado pode ser compensador mais adiante!

Não refletir sobre o que foi conquistado – não basta agradecer e brindar cada  conquista. É importante  entender o que acarretam e o que é preciso fazer para que se mantenham.

Faça planos com cronograma – listas são boas, mas detalhar e fazer um planejamento minucioso ajuda a ter uma noção  mais clara das necessidades e reais possiblidades de sucesso do seu empreendimento.

Friends hugging at a restaurant

Uma perspectiva  do que você pretende com uma previsão realista pode ser a chave para que você  não  embarque em um projeto sem boas  chances de ser bem-sucedido.

Resolva todas as pendências – fator importante, que pesa mais do que parece, pois uma questão não resolvida, até  mesmo, pequenos detalhes, podem vir a te atrapalhar em projetos futuros. Isso se aplica a grandes e pequenas  pendências. Psicologicamente “limpa a área” e prepara o campo para novas empreitadas sem imprevistos.

Faça networking e cultive boas relações – o home office ajuda em muita coisa mas, para promover ideias e incrementar vínculos, é um verdadeiro desastre. Reavalie seus horários e organize sua agenda de maneira a poder ter encontros ao vivo com as pessoas.

Isso vale  para relações profissionais e sociais. Bons amigos e conexões garantem  um trânsito mais fluido em informações, ideias ou mesmo uma rede de apoio para que você  tenha sucesso no que pretende.

Agradeça sempre – pessoas de sucesso jamais esquecem quem as ajudou ou algum gesto importante que tenha sido decisivo em suas vidas. E demonstram sua gratidão das mais variadas maneiras:  retribuem com favores, convites ou outros gestos.

Mostrar sua gratidão da maneira mais enfática, pode acarretar uma onda de boas energias e/ou encontros e acontecimentos. Não subestime esse tipo de detalhe, pois faz parte daquelas coisas invisíveis que não vemos, mas que podem ser sentidas tamanho o  poder da intenção e gratidão.

Sei que é fácil falar (e escrever), mas tenho tentado seguir pelo menos alguns desses conselhos pois, em momento de tantas mudanças externas, faz  sentido mudar  também nosso comportamento em relação a coisas que podem ser decisivas. Experimente!