1

Manual do botox

Nessa primeira coluna para o Sem Frescura pensei em escrever sobre um tema que desperta muito interesse mas também dúvidas entre as mulheres.

Botox, na realidade é o nome comercial de uma das marcas de toxina botulínica disponíveis no mercado.

O que é essa toxina? É uma substância que tem o efeito de paralizar temporariamente a musculatura causando assim o relaxamento da área aplicada.

Como o botox age nas rugas? As rugas surgem pelos repetidos movimentos dos músculos da face que, com o tempo, acabam marcando a pele. Ao ser aplicada em pontos específicos, a toxina bloqueia a contração do músculo e assim a ruga não se forma, a pele já vincada vai alisando – ou nem cria uma marca nova.

Sem milagre – se a ruga já for muito profunda, mesmo com a musculatura relaxada ela não sumirá totalmente numa primeira aplicação. Após várias aplicações mesmo rugas profundas podem ficar quase imperceptíveis.

Quanto tempo dura o efeito? O efeito começa de 48 a 72 horas após a aplicação e atinge seu máximo em até 4 semanas. A duração varia um pouco com a força da musculatura do paciente e com a dose utilizada. Em doses habituais deve variar entre 4 e 6 meses. Assim recomendamos que novas aplicações sejam feitas após esse período.

Que cuidados devo ter após a aplicação? Recomendamos que o paciente não manipule o local e também evite abaixar a cabeça- (como numa aula de ginástica) ou se deitar- nas 3 horas seguintes a aplicação. É preciso muito cuidado para escolher o profissional e não exagerar criando um efeito de rosto paralisado como mostra essa foto da linda Carla Bruni.

foto do rosto de Carla Bruni, ex-primeira dama da França, com os longos cabelos castanhos soltos e o rosto muito esticado e a pele repuxada após aplicação de botox.foto da Carla Bruni, ex-primeira dama da França , antes da aplicação de botox com o rosto radiante, a pele luminosa e expressão serena, com seus longos cabelos castanhos emolduram o conjunto e ressaltam os seus olhos verdes

Por que algumas pessoas ficam tão diferentes? Isso acontece porque os músculos da face se contrapõem em equilíbrio. Se um músculo eleva as sobrancelhas, outro tem a função de abaixá-las. Por isso o médico deve conhecer profundamente essa musculatura pois, ao paralisar um músculo pode tornar mais evidente a ação de seu antagonista levando por exemplo aquelas elevações exageradas da cauda da sobrancelha.

Mas o importante é que quem faz o procedimento seja sempre um profissional qualificado – consulte sempre um dermatologista!