Etiqueta sem Frescura Pitaco

Gestão Trump: gafe desde o convite

convite oficial da posse do Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos da América.
image_pdfimage_print

O convite acima tem rodado as redes sociais como o oficial da cerimônia de posse. Ok, sabemos que Trump é polêmico: há quem ame e uma boa parte dos americanos e mesmo da mídia mundial o odeia por ser malcriado, machista e despótico – para dizer o mínimo.

Mas aqui vou me limitar a falar do que entendo – pois não deu pra segurar:  caso seja real, esse convite para a Posse de Trump é a cara dele: ostensivo, arrogante e cheio de defeitos.

Antes de se encantar com o brasão dourado da Presidência dos Estados Unidos da América, leia atentamente o convite. E veja como, se você fosse um dos convidados e resolvesse comparecer, provavelmente teria muita dificuldade.

Para começar o convite diz “O Comitê da Posse  convida”… que naturalmente não procede. Esse comitê deve ter um presidente e é ele, em nome do Comitê, quem convida.  Preciosismo? Não, apenas correção – essencial para o bom entendimento de qualquer comunicação – ainda mais uma oficial e importante como essa.

Data sem horário – o convite diz o dia mas não especifica a hora – será preciso adivinhar? É de uma imprecisão impressionante…

Onde mesmo? – no convite, está arrogantemente especificado que a posse ocorrerá no dia 20 de janeiro na cidade de Washington. Mais nada? Não diz onde, se num parque ou praça pública para todos, se em um dos inúmeros edifícios governamentais, se na Casa Branca… Perceberam a dificuldade?

Traje – qualquer cerimonia oficial que se preze deve especificar o traje. Novamente,  ninguém é obrigado a adivinhar. Há posses super formais onde todos usam casaca e posses mais informais onde apenas um terno escuro resolve. Para as mulheres também faz uma enorme diferença entre usar um vestido curto e um longo em uma ocasião como essa!

Pois é: estamos falando aqui de uma completa falta de informação das mais essenciais.

Se você acha que não passam de detalhes fúteis diante da enormidade da responsabilidade do cargo, pode até ser. Mas tenho para mim que os detalhes e o acabamento de qualquer evento oficial demonstram  justamente o grau de respeito daquela autoridade por seus convidados/governados.

E, não à toa,  esse convite manco é a cara de seu anfitrião: vazio e arrogante. E é só o começo.  Saudades de Obama. E God bless América!

obamas-dancing2-jpg-size-custom-crop-1086x724

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

3 Comentários

  • Responder
    LIBIA LENDER MACEDO
    20/01/2017 as 16:16

    Claudia, todos os seus comentários procedem e são muito pertinentes, mas não seria uma falha do cerimonial e dos coordenadores deste evento e não do presidente empossado?
    Acho que o Trump não foi quem redigiu, tão pouco checou as informaçôes do mesmo.
    Neste link, a imagem do convite da posse do Obama é bem similar com pequenas diferenças.
    https://geraldthomasblog.wordpress.com/tag/comentaristas/

    Se não me engano no convite do jantar tinha a foto do Obama um pouco mais simpático, podemos dizer.
    Você saberia me dizer se o chefe do cerimonial da Casa Branca muda conforme o presidente? Enfim talvez seja um reflexo da “animação” dos profissionais em estar nessa equipe, rs.
    Ficaremos atentos
    Abços
    LIBIA

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      20/01/2017 as 16:32

      Oi Libia, na verdade os presidentes aprovam sim os convites – principalmente em um evento importante como uma posse.E, muitas vezes a autoridade até quer fazer essa ou aquela modificação e o cerimonial orienta – muitas vezes é possível outras não – e explica como e porque fazer ou deixar de fazer.
      Há cerimoniais que conseguem se impor, outros não tanto. Mas é preciso ter firmeza quando se tem convicção de como fazer melhor nosso trabalho.

      E sim, o Chefe do Cerimonial muda conforme o Presidente, Governador ou Prefeito . Nem sempre mas em geral muda . A equipe nem tanto mas o cargo de chefia é de confiança e em geral muda de um para outro.

      No caso desse convite, há outros, que vieram como adendos, mais explicativos masque , não resolvem a falta de informação do primeiro que, precisa sim ter todas as informações.

      • Responder
        LIBIA LENDER MACEDO
        20/01/2017 as 16:54

        Claudia, obrigada pelas informações.
        De certo, temos que teremos muitos cases para nossas aulas de Etiqueta, cerimonial, hospitalidade e simpatia ou não simpatia nesse mandato. Estaremos atentas, rs
        Abço
        LIBIA

    Deixe um comentário