Mesa Na Mídia Top-Top

Fico: A Disneylandia dos Alimentos – coisa muito séria!

image_pdfimage_print

De olho no “motor” da economia italiana – os produtos alimentícios – o empresário Oscar Farinetti acreditou e investiu pesado nisso.

Há alguns anos, vendeu uma cadeia de supermercados que herdou do pai, e fundou em 2004 a Eataly, empresa que exporta produtos agroalimentares para lojas e restaurantes de todo o mundo que, em pouco tempo tornou-se uma rede com pontos em várias metrópoles entre elas Nova York e São Paulo.

Farinetti virou um herói vivo para os italianos – ainda mais depois que inaugurou “Fabbrica Italiana Contadina” (Fábrica Italiana Camponesa), mais conhecido como Fico Eataly World, na Bolonha.

É um parque que ocupa uma área de 10 hectares – 8 cobertos por 44 mil placas solares e 2 estão ao ar livre com plantações e criação de gado, ovelhas e outros animais.

 

A visita ao parque – maior shopping center agroalimentar do planeta –  reúne restaurantes, workshops e exibições didáticas para todas as idades. Pode ser feita a pé (acho que uma hora vamos nos cansar), em triciclos equipados com cestas de compras (ok) ou com o trenzinho que atravessa toda a área (minha melhor escolha). Tanto que os franceses estão chamando de Disneylandia Gastronômica! Que honra, não é?

Aí  penso: será que não seria possível fazer um desses por aqui, no Brasil? Olha a nossa riquíssima e variada culinária, nossos ingredientes exóticos, poderosos e exuberantes. Nossos frutos, raízes e especiarias e peixes – sejam de regiões amazônicas, o cerrado ou os pampas, isso só citando alguns. Bom, espaço também não nos falta, sem falar nos cenários… e o clima? Mão de obra tenho certeza que não iria faltar também.

Mas falta aqui um Oscar Farinetti, alguém que consiga reerguer nosso enfraquecido espírito de equipe e Pátria. Somos tão grandes, tão ricos e tão encolhidos, que sequer acreditamos mais que seja possível uma chance assim.

Mas voltando a falar de coisa boa: quem for a Bolonha, na Itália, não deixa de ir visitar a Fico Eataly World, é diversão garantida para todas as idades e temperamentos! Com certeza vão amar…

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário