Pitaco

Pequenas mudanças, grandes melhorias.

num fundo branco, dois círculos na cor vermelha, um dentro do outro, e sobre os dois , temos em letra grandes , na cor vermelha a palavra "PRIORIDADES".
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Metas: poucas e a médio prazo- é isso aí.Em vez daquela lista árida de ações para colocar em prática no novo ano que tal estabelecer…apenas duas importantes metas? E com prazo determinado para cumprir. Se não for muito longo ajuda: assim você vai canalizar melhor as energias e poderá até estabelecer um cronograma para acompanhar o andamento.

 Aprenda a priorizar – isso é importantíssimo para manter o foco e não se desesperar no meio do caminho. E um dos segredos para isso é aprender a dizer não. Simples assim. Há várias maneiras de fazê-lo com delicadeza porém com firmeza.

Execute as tarefas mais difíceis antes e veja como depois tudo parece mais simples.

Novos projetos – se estiver fora do seu planejamento esqueça – principalmente aqueles que você sabe que não lhe trarão benefícios ou satisfação.

Como dizer não – o “não” vale até para pequenas ações do dia a dia que atrapalharão a sua rotina – sejam elas quais forem, sua agenda pessoal tem que prevalecer.

No trabalho, por exemplo, não aceite interrupções na sua sala ( ou baia) que não sejam para tratar estritamente assuntos profissionais. Ainda assim, que sejam rápidas.

E por falar em agenda – seja ela física ou virtual, é fundamental não usá-la rigorosamente. E a seu favor, distribuindo tarefas e compromissos de modo a ter tempo para desenvolver seu trabalho e …respirar, que ninguém é de ferro.

Como Administrar seu Tempo – comece por entender a diferença entre Urgente e Importante – e priorize o Urgente. Muitas vezes o Importante pode esperar sem perder sua relevância . Aí, você poderá dedicar-se com mais eficiência ao caso se não estiver afobado/a e pressionado pela impressão de que tem que dar um retorno ou resposta imediata.

Segure a ansiedade – e aprenda a manter o celular desligado ou no vibra – pelo menos quando estiver fazendo tarefas que exijam mais concentração. Você vai se surpreender como seu tempo vai render mais.

Divida seu tempo do trabalho em ciclos – de meia em meia hora ou de 50 em 50 minutos e faça um intervalo para respirar. É claro que cada um sabe de seu tempo e de quanto pode dispor para tomar um café, fumar, esticar as pernas, alongar as costas…. O intervalo é imprescindível para que seu trabalho renda mais – essencial – para você recarregar a bateria.

Tempo só para você – reserve uma hora do dia (ou duas meias horas, se necessário) e não abra mão delas por nada nesse mundo. Institua seus próprios rituais: de meditação, de leitura, de culinária, compras, de fofoca com um grande amigo/a …

Ok, talvez você ache que esse papo está muito zen para a sua rotina. Pois tente incorporar pelo menos 3 dessas sugestões ao seu dia a dia e você já vai sentir uma diferença enorme.

 

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