Pitaco

Dilma, Reeleição e nossa Bandeira como Forração

image_pdfimage_print

dilma-no-discurso-da-vitoria

A Claudia cidadã estava frustrada, sem dúvida mas, a profissional CDF, que havia ficado 7 anos a frente do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, insistia em assistir a cerimonia.

E quase engasguei ao ver a Presidente começar sua fala atrás de um púlpito revestido com nada menos que nossa bandeira – jogada displiscentemente, servindo de toalha de mesa!!

Qualquer brasileiro que se preze sabe que a Bandeira é o símbolo da Pátria e que, como tal, deve ser respeitada. E que nossa Bandeira – principalmente em cerimônias oficiais – deve estar sempre hasteada. Não pode tocar ou se arrastar no chão e muito menos ser jogada sobre qualquer superfície, usada como forração!

Desrespeito a Lei – não é frescura não! Estamos falando aqui de uma lei ( a 5.700) que aliás, foi desrespeitada em rede nacional por ninguém menos que a principal mandatária do país.Esse tipo de cena em que, para alguns, se afrouxam as leis, é o pior exemplo possível. É importante preservarmos alguns ritos – e esse de respeito aos nossos símbolos é um deles.

Camisa da Seleção – pense comigo : as bandeiras que usamos em jogos de futebol, nas costas, ou mesmo no carro em época de Copa do mundo são decorativas e festivas – completamente diferentes das usadas em cerimônias oficiais. É como a camisa da seleção: pode até ser usada nas ruas por torcedores, mas, em Campo, só pode ser usada pelos jogadores da Seleção – e jamais em um jogo de Fla Flu …

Vejam, se até no Carnaval a Escola perde pontos se a porta bandeira arrastá-la no chão, por que em uma festa como aquela tivemos que assistir a esse verdadeiro Samba do Crioulo Doido?!

Ok, o fato de ela não perceber um detalhe como esse e falar apoiada na bandeira poderia passar batido – afinal exausta e vitoriosa, ela bem que merecia um desconto, certo?

Mas não consegui ser generosa quando ouvi o discurso – que começou até bem, falando em união do país e coisa e tal. Mas derrapou escandalosamente nos agradececimentos: em vez de agradecer aos mais de 50 milhões de eleitores em uma atitude de verdadeiro chefe de estado, a Presidente regrediu aos tempos de centro acadêmico e agradeceu apenas aos companheiros do PT – dando um tapa na cara nos outros partidos coligados que a apoiaram.E que união é essa quando nem mesmo nesse momento de vitória ela lembrou de agradecer ou pelo menos mencionar seu adversário, que afinal de contas representava a outra metade dos eleitores do País.

Pois é: não basta falar. Mostrou que a falta de informação não se resume aos símbolos pátrios como a Bandeira, mas a valores como gratidão e lealdade que, entre outros, ajudam a sustentar uma Nação.

 

dilma_ichirovitoria4

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

4 Comentários

  • Responder
    Rose Blanc
    01/11/2014 as 11:44

    Querida Cláudia, você acaba de tocar no assunto que indignou todos nós cerimonialistas, que perplexos assistimos aquela cena desrespeitosa da Presidente Dilma, utilizando a Bandeira Nacional como uma toalha!!! O presidente de uma nação deveria conhecer sobre a Lei que rege os símbolos de sua pátria. É lamentável! Quero aproveitar para cumprimentá-la pelo blog. Um beijo carinhoso!

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      09/11/2014 as 19:40

      Rose, obrigada pelo apoio! compartilhe e divulgue – o Brasil merece e agradece!

  • Responder
    Maria Alice J. Maluf
    03/11/2014 as 17:14

    Parabéns minha querida Claudia, por esse comentário tão lúcido.
    Não aguento mais ver nosso Brasil e os símbolos pátrios serem desrespeitados por essa gang ( desculpe, não encontro outra palavra um pouco mais elegante que “ganga” para definir essa gente que há 12 anos ” comanda” o país ).
    Se vc me permitir, gostaria de compartilhar esse seu post na minha página do Facebook, obviamente citando sua autoria.

    Estou muiiiiiiito nervosa com o bolivarianismo que aqui se instala e a apatia de boa parte de nossos políticos de oposição , em relação ao treinamento para guerrilha que o exército de Maduro está dando aos MST.

    Um grande beijo.

    M. Alice J. Maluf

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      09/11/2014 as 19:39

      Cara Maria Alice: compartilhe sim! O Brasil agradece! Um beijo

    Deixe um comentário