Pitaco Top-Top

Decisão de ano novo: escolha meditar em vez de parar de fumar!

Num templo budista, cinco monges budistas tibetanos, conhecidos por suas carecas lisas, meditam usando seus mantos grenas, estão sentados com pernas cruzadas, um ao lado do outro, na posição tradicional budista,

 

Lama Michel Rimpoche, monge budista, jovem, magro, cabelos raspados, sentado na posição de seiza, medita num templo florido, usando os mantos marsala, simbolos desta religião. Está de olhos fechados.

Escrito pelos psicólogos Daniel Goleman e Richard Davidson, tem leitura fácil e nos faz entender como podemos nos beneficiar dessa prática que tem inúmeras modalidades – e não apenas a “mindfullness” mais manjada, que virou moda.

Resumo aqui as transformações benéficas que a prática constante da meditação pode trazer para quem se dedicar a ela com disciplina.

1 – Melhora a genética – a prática intensiva de uma modalidade chamada “bondade amorosa” desativa gens ligados a processos inflamatórios.

2 – Melhora a memória e foco – evitando dispersão de atenção tão comum hoje por conta de múltiplos aplicativos que nos requisitam…

Conceptual image of female likeness face and abstract technology

3- Melhora sintomas de doenças mentais – tais como depressão e transtorno de stress pós traumático: estudos mostram efeitos positivos tão eficazes quanto os medicamentos usados para esses casos – com a vantagem de não ter efeitos colaterais…

4- Melhora sintomas crônicos de estresse e violência – em apenas 30 horas de prática de mindfullness é possível detectar uma mudança sensível na região da amígdala – responsável por essas manifestações…

5 Melhora o auto conhecimento – essencial para que tenhamos um maior controle sobre nossas ações e reações. Pode não resolver tudo mas ajuda bem!

6 – Ajuda a controlar a ansiedade – a doença do século 21, que não nos deixa sequer dormir com e celular desligado…

7- Você viaja para dentro de si – viajem surpreendente, cheia de inesperados encontros, resgates e fantasia. E além de tudo econômica…

8 – Você aprende a apreciar a própria companhia – e não fica refém constante de aparelhos, mensagens e nem de outras pessoas.

9 – É mais saudável do que o cigarrinho amigo – e além de tudo, te ajuda no processo de desapegar do momento ” café com cigarro” .

Estudos de ressonância magnética funcional revelaram que os praticantes constantes de meditação tem o envelhecimento do cérebro muito retardado em comparação ao dos não praticantes…

Ok, como tudo na vida exige disciplina e constância! Assim, vou tentar começar logo e pra valer. Mal não faz – ao contrário. E você, se animou?

 

 

 

image_pdf

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

2 Comentários

  • Responder
    Myrian Marquez
    05/01/2018 as 09:44

    Muito boa dica! Meditar faz um bem enorme! Todos nós podemos meditar. Não precisa nem começar na posição de lótus! Basta conseguir deitar e relaxar o corpo e a mente. Silenciar, aquietar…Já é uma grande coisa rsrs.

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      07/01/2018 as 10:10

      É mesmo Myrian!

      Um excelente 2018! Um beijo com carinho!

    Deixe um comentário