Pitaco

Chefes: relacionamentos muito delicados

image_pdfimage_print

Boss-CEO-meeting-photography-london_claudiamatarazzo

Não há como escapar: se você trabalha em uma corporação e não por conta própria, o relacionamento mais importante que terá que cultivar, é aquele com a pessoa a quem você se reporta: seu chefe.

E entender seu perfil é essencial pois pode se um chefe:

  • camarada ou feroz
  • liberal ou ultra conservador,
  • medíocre ou genial.

Pois é: a não ser que você seja seu próprio patrão, independente do seu ramo de atividade ou da política adotada por sua empresa, sempre haverá um chefe a quem se reportar !

E se for alguém que já era seu amigo/a antes de você entrar para empresa, a situação é mais delicado ainda. Fazer o que? Nem sempre é justo, claro, mas é a realidade !

Portanto, é bom superar logo a fase da revolta juvenil ante o fato de que somos obrigados a agradar esta pessoa. Não importando o quanto ela nos agrada ou mesmo se a admiramos.

Vamos encarar e incorporar a ideia de que, super valorizar o chefe não lhe causa nenhum problema, ao contrário: ele sempre vai se sentir lisonjeado com esse tipo de admiração.

Numa reunião de cúpula da Casa Branca nos Estados Unidos. Presidente Barack Obama, está ao centro, e ao seu lado, diversas autoridades do governo americano. entre elas Hillary Clinton.

Erro fatal –   subvalorizado o sujeito. Não importa o quão medíocre você o ache, é provável que ele também seja suficientemente sensível para perceber que você não o considera o suficiente. Porque esse tipo de atitude acaba sendo perceptível em pequenos gestos que, a médio prazo comprometem sim a convivência.

Admita: do ponto de vista prático e objetivo é muito melhor trabalhar a favor do sucesso dele ( ainda que isto seja um esforço considerável) pois, quanto antes ele for promovido , mais rápido novas portas serão abertas para você e outras chances surgirão.

Truque para dar a volta por cima: se ele realmente for um tipo dos mais desagradáveis e difíceis, não tenha dúvidas que a alta cúpula da empresa, estará de olho em você observando a maneira brilhante como você lida com ele e o faz comer na sua mão. Não pode ser tão ruim assim , certo?

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário