1

8 curiosidades sobre casamentos reais

… e como todo conto de fadas terminava sempre em um casamento real, vamos ver alguns de verdade e não apenas  restritos a Família Real Britânica – super pop em todo o mundo – mas em monarquias e culturas espalhadas pelo planeta.

Rainha Vitória, do Reino Unido – sabiam que ela foi responsável por criar a tradição das noivas casarem de branco? Quando se casou com o Príncipe Albert de Saxe-Coburgo-Gota, seu vestido de seda branca, enfeitado com rendas e bordado com flores de laranjeira, era bem diferente dos vestidos ornamentados e coloridos que eram a tendência da época entre noivas ricas e pobres. Reportagens de jornais, fotografias e lembrancinhas fizeram com que todos os níveis da sociedade fossem expostos a essa nova ideia de romantismo.

Masenate Mohato Seeiso, Rainha Consorte do Lesoto foi a primeira plebeia a se casar com um integrante da família real do Lesoto. O casamento teria custado mais de US$ 1,5 milhão na época e foi realizado em um estádio de futebol com 40.000 espectadores.

Série “Os últimos czares”, da Netflix

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Czares russos – de 1505 a 1689, czares russos escolheram suas noivas através de um sistema onde jovens candidatas eram reunidas e analisadas, e uma acabava sendo escolhida como noiva real. Quase como esses nossos reality show. Esse sistema de “exposição de noivas” surgiu por vários motivos, entre eles o fato de que as famílias reais da Europa tinham medo de mandar suas filhas para terras distantes.

Rainha Elizabeth II – utilizou vale-roupas (cupons de racionamento de roupas Pós Guerra) para pagar o vestido de casamento com o qual se casou com Philip Mountbatten, no Reino Unido, em 1947. Ela economizou seus cupons para comprar a seda branca e outros materiais que o costureiro da corte, Sir Norman Hartnell, usou para criar seu vestido de casamento.

Jetsun Pema, Rainha Consorte do Butão – usou um tipo especial de kira (um vestido comprido que vai até o tornozelo), conhecida como kushutara, feito de seda pura, que demorou três anos para ficar pronto.

Sua Alteza Real Princesa Lalla Salma, de Marrocos – foi a primeira na história do país a receber um título real oficial. Esposas de reis marroquinos anteriores, incluindo a mãe de Mohammed VI, eram conhecidas como “mães das crianças reais”.

Família Real Sueca – se casam usando uma tiara específica (tiara cameo), que é herança de família, desde 1932.

Princesa Grace Kelly, de Mônaco – seu casamento foi transmitido ao vivo para 30 milhões de pessoas e transformado em documentário como parte de um acordo que o casal real fechou com a MGM Studios.

Curiosidades que além de interessantes, detém muito das culturas  locais e, cada uma é linda a sua maneira! Quais mais gostaram? Comentem!