Motherholic Pitaco

Mickey ou Muiraquitã?

image_pdfimage_print

 

Parque-das-Aves-Araras_claudiamatarazzo

Mickey ou Muiraquitã?

Artur, filho de minha vizinha de praia, tem cinco anos e já foi com os pais aos dois, aos quatro e já tem a promessa de voltar no ano que vem quando o irmão caçula já estiver “maiorzinho” para acompanhar.

Foto da Disneylandia com os castelos ao fundo e a frente a estátua em bronze do Walt Disney e o Mickey.Nada tenho contra a Disney – ao contrário. Porém, deixa-me perplexa nosso eterno complexo colonial que faz que uma família como a de Artur gaste uma nota em dólares para ver exatamente a mesma coisa: um mundo de faz de conta,  quando, o que temos aqui supera – e muito – a admirável obra de Walt Disney.

Duvida? Pois experimente levar uma criança de cinco anos as Cataratas de Iguaçú e você vai vê-la se esbaldar de alegria!

Não apenas com as vistas deslumbrantes regadas a chuviscos de água, mas também com o passeio de barco com direito a banho de catarata.

Parque das Aves – se achar que é pouco, lá mesmo há um dos mais completos parques de aves do mundo! Coloridíssimas, exóticas e com piados nos mais variados tons são uma verdadeira maravilha da nossa natureza.

Não  falo de um viveiro com algumas dezenas de aves e sim de kilometros quadrados de mata com milhares delas devidamente catalogadas, explicadas e vivas – passeando junto com os visitantes em um espaço totalmente acessível.

Pois é: quem precisa das emoções do brinquedo dos Piratas do Caribe quando tem grutas e lagoas de verdade em Bonito no Mato Grosso?

Foto de uma cachoeira junto ao Rio Bonito em Mato Grosso, , águas límpidas, esverdeadas, com mata natural densa e pedra.

Gerações inteiras de crianças não conhecem o Brasil. Pudera: seus pais são os primeiros a lhes negar esse direito por ignorar, também eles, as belezas e possibilidades do nosso país.

Assim, as crianças  em bando para Disney, enfrentam longas horas de filas para passear em um carrinho de brinquedo vendo um cenário de papelão lindamente iluminado em vez de se deparar com as maravilhas da Chapada dos veadeiros.

Ou com a impressionante Pedra Azul, no Espírito Santo que, já da estrada nos assombra com seu formato de lagarto gigante – que se transforma a medida que  muda nosso ângulo de visão.

Porque negar ao seu filho uma vertiginosa descida nas Dunas de Natal  com areias translúcidas de praticando esqui bunda? Será a montanha russa da Disney tão mais emocionante? Acredite: não mesmo!

E nem falamos de um passeio de barco partindo de Manaus – não somos os donos da floresta amazônica??

O espaço é pouco para falar de todas as nossas belezas. Falo com toda a convicção pois tenho a sorte de conhecer a Disney e boa parte do mundo. Mas também o privilégio de viajar constantemente a trabalho por todo esse país.

Sou a única em meu vasto círculo de amigos que já foi três vezes a Mossoró – encravada nos nosso sertão entre Natal e Fortaleza.

E torço para voltar para tomar água de coco desfrutando de suas deliciosas piscinas com águas termais com temperaturas variadas – da gelada a quentíssima. Novamente, só para falar de algumas das atrações de lá…

parque-das-aves-em-foz-do-iguaçu-Ricardo-Shimosakai_claudiamatarazzo

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

2 Comentários

  • Responder
    Margarida Loli
    08/06/2015 as 17:45

    Bonito é realmente maravilhoso, porém se localiza em Mato Grosso do Sul!!!

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      15/06/2015 as 14:13

      Margarida, valeu querida! É que sou do tempo em que ainda não havia a divisão do estado e seeeeempre esqueço disso.
      Um beijo

    Deixe um comentário