Etiqueta sem Frescura Pitaco

Vinhos e espumantes: como fazer para gelar trincando

Um recipiente em pedra abriga várias garrafas de vinho branco mergulhadas em gelo. Ele está sobre uma mesa ao ar livre e ao lado se vêem várias taças de cristal
image_pdfimage_print

Vinhos-tema_claudia_matarazzo (2)

É isso aí: não adianta o maior ritual com um excelente Champagne borbulhante se, na hora em que a taça é oferecida, você dá o primeiro gole e ele está literalmente morno…

Já aconteceu comigo e é uma tristeza. Gelar bebida não tem muito segredo – mas requer um mínimo de boa vontade e não se pode ter preguiça tá?

Portanto, se for colocar na geladeira, não adianta meia horinha antes. São pelo menos seis horas para gelar direito.

Balde de gelo ou geladeira? dê preferência ao balde de gelo – ou o balde que tiver a mão – mas não deixe de resfriar vinhos ou outras bebidas que devem ser tomadas geladas.

Uma garrafa deixada durante 8 minutos na água com gelo sofrerá uma redução de 5° C na temperatura – o equivalente a 60 minutos ( nada menos que uma hora inteira) de permanência na geladeira.

 Álcool na água – o álcool ajuda a manter a temperatura mais gelada – assim dizem os entendidos. E, não se engane: para que o gelo faça efeito, misture água, bastante água as pedras de gelo – para que todo aquele frio envolva a garrafa e aja mais rápido.

E espere mais que os 8 minutos para beber: não tenha pressa e coloque para gelar antes de seus convidados chegarem – assim, na hora que servir poderá dar um show!

Com o verão e férias chegando, lembre dessas dicas quando estiver comemorando com os amigos –  saúde!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

2 Comentários

  • Responder
    Giane Capato
    01/12/2017 as 20:05

    Adorei a dica, vou fazer. E estes suporte de gelo com flores, como fazer?
    Grata
    Giane

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      07/01/2018 as 10:19

      Giane,

      Fica lindo né? Você pode fazer com flores de plástico ( devidamente higienizadas) e mergulhadas na água que congela ou mesmo com as comestíveis, mas que, quando o gelo derrete não ficam durinha…. Para enfeitar o balde podem ser as de plástico ou de seda – sempre higienizadas.

    Deixe um comentário