Etiqueta sem Frescura Mesa Top-Top

Régua à Mesa – o truque para causar impacto!

image_pdfimage_print

 

Foto em close de uma mesa colocada com uma mão de luvas brancas segurando uma régua amarela para medir a distancia entre um prato e outro.

Na séria inglesa “Downton Abbey”, frequentemente em cenas de preparo de mesa são exibidas cenas, onde os serviçais usam réguas para montar a mesa de jantar. Parece estranho e exagerado, não é?

Mas é o que mais dá certo! Em mesas com muitos convidados o impacto visual da simetria perfeita entre os lugares pode dar uma impressão de extremo requinte e ordem – ainda que a porcelana e talheres sejam  mais simples.

É um truque mesmo, que costumávamos usar nos jantares do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, quando não se podia gastar em arranjos de flores e outro tipo de enfeite supérfluo. Então, o que valia era a impressão de extrema organização da perfeita ordem dos elementos – que era conseguida com uma simples régua! (minha melhora amiga em dias de grandes recepções)!

As escolas de etiqueta na Europa, costumam adotar essas regras para ensinar aos alunos a verdadeira simetria – que tanto encanta nas fotos das mesas das Cortes Européia.

Pode conferir: todas as vezes em que você viu uma mesa bem montada, havia uma simetria, uma perfeição dos detalhes que faz a diferença. Afinal, quando  olhamos, esse é o primeiro detalhe da mesa de refeição que nos chama atenção –  depois reparamos nos pratos, talheres e taças e, finalmente no serviço.

Uma mesa retangular colocada com toalha vermelha e cerca de 8 ou 9 pratos com a uma colhe de prata por cima de cada um deles estão enfileirados simetricamente . Ao fundo uma jarra de prata trabalhada completa o visual.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

3 Comentários

  • Responder
    Bruna
    01/03/2016 as 06:50

    Ola Claudia, bom dia!!

    Adorei a dica da regua, mas como usar?

    Obrigada,

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      04/03/2016 as 17:13

      Bruna: a régua pod eser usada pra medir de um lugar a outro ( sempre a mesma medida que, em geral é de 50 centímetros para que as pessoas fiquem confortáveis), ela também pode ser usada para medir e deixar igual a distancia da mesa para as cadeiras e, finalmente, em salões onde há muitas mesas como quando há um casamento, usa-se um metro daqueles de tapeceiro ou carpinteiro para medir a distância e deixar igual de uma mesa a outra.

      Sempre prestando atenção para que seja deixado um bom espaço entre as mesas pra a boa circulação de garçons ou convidados.
      O legal é que ficando bem certinho o impacto visual é incrível e dá aquele ar de organização. Experimente e me conta!

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      29/08/2018 as 17:14

      Bruna vc define um espaço de 60 cms ou 50 e centraliza o prato pra dar a distancia entre um lugar e outro na mesa. Depois usa a regra para medir o afastamento do encosto das cadeiras ( da mas ate o encosto) para alinhar as cadeiras em uma mesa cumprida. E assim vai. Facilita pois fica tudo mais alinhado e certinho – principalmente em mesas longas e grandes. Um beijo
      Claudia

    Deixe um comentário