Etiqueta sem Frescura Pitaco

Quando aceitar – ou não – uma gentileza .

sobre uma mesa com toalha branca estão dois copos e uma jarra cheios de um refresco cor de violeta claro. Tanto a jarra quanto os copos estão enfeitados com fatias finas de limão siciliano e muito gelo. E, em cada copo tem um ramo de lavanda como se fosse um canudo.
image_pdfimage_print

 

Sonia-Otoni-spa-diário-Blog-Claudia_Matarazzo (4)

A mãe de minha amiga Isaura, uma senhora espanhola que sabia das coisas, sempre orientava os filhos nesse sentido da seguinte forma:

Ela dizia que, se a pessoa oferce por exemplo um café – você não precisa aceitar. Ou uma água, refresco e até mesmo docinhos ou uma refeição.

Já, se ela chega com a bandeja de café já montada e o café fumegando (ou a jarra com copos e um refresco) você não pode recusar.

Afinal a pessoa se deu ao trabalho de preparar aquilo para você – e seria indelicado nem experimentar.

Parece uma simples nuance – mas faz toda a diferença pois muitas vezes achamos que estamos sendo gentis e não queremos dar trabalho mas, na verdade, estamos frustrando uma expectativa de alguém que se empenhou para agradar e pode achar que é pouco caso da nossa parte.

Pois é: para não errar sem querer e magoar o outro sem necessidade,  basta prestar atenção e atentar para esse detalhe sempre que alguém for gentil com você.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário