Etiqueta sem Frescura Mesa

Posso pedir para repetir o prato?

image_pdfimage_print

 

Ou mesmo em dúvida quanto ao que dizer para sinalizar a dona da casa que gostaria de comer mais um pouco de determinado prato.

Há várias casos mas uma coisa é certa: repetir é sempre sinal de sucesso e a dona da casa e os chefs adoram tá?

Na casa de amigos – tanto no caso do serviço americano quanto no franco americano (em que a comida está disposta em bufês) no momento de repetir, leva-se o prato com os talheres até o bufê. Só deixe os talheres sobre a mesa se tiver apoios de talher, senão leve junto – para não sujar toalhas ou superfícies

Em  casamentos – ou outros eventos maiores, com serviço de bufê sirva-se quantas vezes quiser. É sempre melhor do que encher demais o prato e voltar para a mesa com uma montanha de comida difícil de administrar e de comer .

Nesse caso, quando não há um momento definido para se comer o doce, se quiser comer a sobremesa, pode deixar seu prato sobre a mesa – que algum garçom deveria retirar até você voltar do bufê.

mesa clássica de uma família inglesa - do seriado Downton Abbey - os homens usando casacas pretas e as mulheres usando vestidos longos. Ao centro dois candelabros de cinco velas acesas.

Com Serviço a francesa –  ( como na foto acima) quando são poucos convidados (até 12-  e nesse caso recomenda-se 2 garçons para agilizar o serviço) a dona da casa instrui para que passem uma segunda vez as travessas.

Em geral, passa-se a segunda vez apenas o prato principal e não a entrada. Mas não é regra e nada impede que se passe todos os pratos duas vezes.

Outro expediente é, a própria dona da casa perguntar antes que se passe a próxima etapa se “alguem deseja mais um pouco do ravioli.”  – ou  o que estiver sendo servido.

Mas, quer saber? Tudo o que falamos aqui está correto mas, de verdade, exceto em banquetes oficiais de Estado, você sempre – repito:sempre – pode pedir para repetir o que achar gostoso! E mais de uma vez… Pois para qualquer anfitrião esse é um dos maiores prazeres de se receber a mesa! E bom apetite!!!

Para repetir quando o serviço é  Bufê

 Tanto no caso do serviço americano quanto no franco americano que veremos a seguir, no momento de repetir, leva-se o prato com os talheres até o bufê.
Em reuniões sociais menores em casa, todos os pratos principais já terão sido retirados pelo garçom antes da mesa de sobremesa e doces ser montada
Já, em eventos maiores, quando não há um momento definido para se comer o doce, se for passar para a sobremesa, pode deixar seu prato sobre a mesa que algum garçom deveria retirar até você voltar do bufê .

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário