Etiqueta Empresarial Etiqueta sem Frescura

Porque caprichar nos Emails

image_pdfimage_print

 

 

 

 

 

 

 

 

De todas as novas formas de comunicação essa é a mais formal dentro do mundo virtual.

É preciso ter em mente que o email substitui e funciona como um documento.

Os profissionais exigem mais cuidados pois, são arquivados, podem vir a fazer parte de processos etc.

Algumas áreas são mais formais como a jurídica ou a médica mas não se engane: trabalho é trabalho e a linguagem correta e clara é fundamental para a construção de  sua imagem profissional.

Começo meio e fim – e-mail ideal é aquele claro, fácil de ler e amigável. É importante uma saudação amigável que pode variar do “Olá Fulano” para conhecidos mais próximos ou mais jovens, passando pelo “Caro Fulano até chegar no mais formal “prezado senhor Fulano”.

Curtos e arejados – o assunto tem que ser dividido por partes de forma objetiva: pode negritar para deixar mais claro o que quer reforçar, mas nunca tudo em caixa alta.

Parágrafos de no máximo 5 ou 6 linhas, fonte de tipos médios pois ninguém tem paciência para ler letra miúda ou textos longos.

Emails profissionais –linguagem correta: sem gíria, palavrões (mesmo os considerados inofensivos como “merda” ou “que saco”). E  com poucas abreviações, tá? Tudo bem usar um abs ou vc mas nada de blz ou outras que nem todo mundo compreende…

E por favor, sem kkk ou ahahah e nem mesmo emoticons por favor!

 De mulher para mulher –  entre duas mulheres, profissionalmente até dá para mandar um beijo mas, entre homens e mulheres o mais indicado é terminar com um abraço ou mesmo com outras expressões mais neutras como  “Cordialmente”, “Aguardo” ou “Aguardo sua avaliação” ou ainda “estou a disposição para esclarecimentos” e até o formal porém corretíssimo “Atenciosamente”.

Palavra de Homem – entre homens a despedida com  abraços é mais comum. Assim como alguns reforçam e colocam “Forte abraço” ou “um abraço fraterno” – aí depende da proximidade do interlocutor.

Ufa! Espero ter mostrado a grande variedade de formas e formatos da comunicação virtual – que, justamente  por ser mais leve deve continuar precisa e elegante.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário