Etiqueta sem Frescura Mesa

Papo de mesa: importante sim!

Em uma sala de jantar elegante de um lindo castelo na Inglaterra do início do século XX, os personagens da série inglesa Downton Abbey estão a mesa prontos para jantar. A mesa é oval com uma toalha creme e sobre ela taças de cristal e louça a frente de cada personagem. No centro , candelabros de cinco braços dão um toque final de requinte. O dono da Casa Lorde Crawley está ao centro da mesa e atrás dele o mordomo impecável aguarda ordens em pé, a direita e esquerda de Lorde Crawley, estão sua filha Mary e a sobrinha Rose elegantemente trajadas e a sua frente estão sua mulher, sua terceira filha e o genro, todos concentrados em uma conversa aparentemente séria.
image_pdfimage_print
Em uma sal de jantar elegante na Inglaterra do início do século XX, os personagens da série inglesa Downton Abbey estão a mesa prontos para jantar. A mesa é oval com uma toalha creme e sobre ela taças de cristal e louça a frente de cada personagem. No centro um candelabro de cinco braços dá o toque final de requinte. O dono da Casa Lorde Crawley está de frente e atrás dele o mordomo impecável aguarda ordens em pé.a direita e esquerda de Lorde Crawley, estão sua filha Mary e a sobrinha Rose elegantemente trajadas e a sua frente estão sua mulher, sua terceira filha e o genro, todos concentrados em uma conversa aparentemente séria.

Cena da série inglesa Downton Abbey

 

Embora nem toda mesa de refeição tenha essa formalidade, ainda assim, é preciso mais cuidado pois a situação não te deixa sair a qualquer hora  – e é preciso um certo traquejo para a conversa fluir de forma agradável e eficiente.

E não se iluda: esse tipo de atenção é essencial se você quiser deixar uma boa impressão e ser convidado novamente.

Conversa de salão – é importante interagir. Se for tímido/a, não precisa dar um show de conversação. Basta aproximar-se dos grupos e eventualmente comentar o assunto corrente.

E vale qualquer assunto: da novela, ao futebol, passando por notícias políticas ou internacionais. Ou mesmo, o clássico, perguntar a pessoa que está ao nosso lado o que ela faz ( se não conhecermos) ou o que tem feito de bom (se já for conhecida)…

Evite – grudar em uma só pessoa (ou pior ainda, no anfitrião) para garantir que vai se enturmar noite afora. Ele/a tem mais o que fazer e outras pessoas a quem dar atenção.

Se você for do tipo extrovertido – pode auto apresentar-se e ajudar as outras pessoas a interagir. Se for o caso, pode até se oferecer para ajudar em alguma coisa referente ao serviço.

Fora de questão – exaltar-se em discussões emitir opiniões radicais e tentar impor a qualquer custo seu ponto de vista. Conversa sobre trabalho: só mesmo se o dono/a da casa puxar o assunto.

Em tempo: assuntos como futebol , religião e preferências sexuais devem ser tratados, no mínimo com tato – até saber em que terreno está pisando.

cinco pessoas almoçam num mesa redonda num restaurante, as paredes são envidraçadas, dois homens usando terno escuro, conversam com as mulheres , duas de cabelos longos, cor preta, e uma de cabelos curtos, castanhos claros. A mesa está com todos os pratos servidos.

Fumantes – observe se tem cinzeiros e só fume se percebe-los espalhados pela casa. Na refeição, espere pelo menos até o final da sobremesa e peça licença, se ainda estiver a mesa, para puxar um cigarro.

Mas nem pense em pedir cinzeiros ainda a mesa. Se toque. Ou vá fumar na varanda. O outro extremo também é imensamente desagradável: patrulhar quem fuma em voz alta e fazer cara feia se alguém estiver fumando perto de você. Criar esse tipo de clima na casa dos outros é intolerável – pra dizer o mínimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salvar

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário