Etiqueta Empresarial Etiqueta sem Frescura Mesa

Não pague mico por detalhes em restaurantes

image_pdfimage_print

imagem de uma mesa de madeira, com vários pratos de comida. A esquerda um prato com um sanduiche de hotdog com batatas e ao centro um molho especial, junto a ele 2 taças de champanhe , no primeiro plano um outro prato com o mesmo tipo de hotdog, batatas fritas, junto a ele um copo com água.

Como as dúvidas referentes a gastronomia e mesa são as mais frequentes,  atente para alguns detalhes que podem nos confundir e nos colocar em uma situação constrangedora…

Como chamar o Garçom– há quem estale os dedos e quem grite ” Chefe!”. Na real, chamamos o Garçom com um aceno. Ou basta um  olhar e um aceno de cabeça. Eventualmente levantamos a mão e fazemos contato visual. Quando muito um “por favor” em voz audível, mas baixa. Em se tratando de bons profissionais, deveria bastar…

Como cumprimentar no restaurante  – se encontrar alguém conhecido não se levante: acene de longe e, caso ele esteja sentado, não se aproxime para estender a mão. Além de atrapalhar quem está comendo, atrapalha o serviço mesmo. Se você estiver sentado e alguém vier até seu lugar – não se levante – cumprimente sentado mesmo, de forma a deixar claro que a pessoa que está com você a mesa é mais importante e não merece ser abandonada enquanto outra pessoa interrompe  para bater um papinho em pé no restaurante

6108-06166035
Masterfile Royalty-Free Model Release: Yes 
Property Release: Yes
Man paying bill by credit card in a restaurant

 

Quem paga a conta: na primeira vez, e em negócios,  paga a empresa  que convida. Independente de ser homem ou mulher, quem faz isso é a pessoa de cargo mais graduado. Depois  é natural dividir conforme o caso. No entanto, muitas vezes homens mais velhos (ou conservadores) insistem em pagar quando a outra parte é uma mulher ou mesmo quando é a primeira vez.  Questão de hábito arraigado. Se você for essa moça, e perceber que para ele é importante aceite graciosamente: não é o caso de criar uma polêmica em torno desse assunto…

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

2 Comentários

  • Responder
    M.A.Hemzo
    22/10/2018 as 20:44

    E o que a gente faz com aqueles garcons que nunca olham ou parecem que fingem nao ver? Mudamos de restaurante? (-:

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      22/10/2018 as 21:30

      Esses são terríveis – parece que fazem de propósito! Nesse caso se der, chame qualquer outro que passar por perto e peça que avise o garçom da sua mesa. Se a coisa for muito difícil, faça uma reclamação explícita ao gerente – aí pelo menos a criatura será advertida… Mas que dá vontade de ntade de não voltar dá pois serviço bom m é parte importante quando jantamos fora…

    Deixe um comentário