Etiqueta Empresarial Etiqueta sem Frescura Mesa

Mesa: como fazer para escolher o tipo de serviço

image_pdfimage_print

 

Há várias formas de ser servir uma refeição e o critério de escolha pode ser:

  • Espaço
  • Número de convidados
  • Apoio ( ou staff)
  • Informalidade ou não dos convidados
  • Tempo ( a francesa demora mais do que o americano por exemplo)
  • Cardápio ( um cardápio com menos ítens pode ser colocado todo a mesa no sérvio a brasileira e parece mais farto do que ser servir a francesa)

 

À Mesa ou Americano

Tipo de serviço informal que pode ser usado quando não temos espaço para receber a todos sentados.Encoste a mesa em uma parede para aumentar a área de circulação. Ou use um aparador Dê preferência a uma toalha lisa ou de renda branca. Se usar estampas prefira tons suaves.

Numa das extremidades, coloque o prato em pilhas ( com no máximo 10 pratos) e junto ficam os guardanapos . Na outra extremidade ficam os talheres- facas acima, garfos abaixo.

O espaço central é reservado às travessas.

Ao servir, o convidados deve pegar o guardanapo e coloca-lo na mão esquerda. Sobre ele, virá o prato, Depois de servido, deve pegar o garfo, e se tiver onde se sentar, a faca. O menu deve constar de pratos fáceis, que não requeiram o uso da faca.

As sobremesas virão à mesa, assim que os pratos principais forem retirados.O café pode ser servido em outro ambiente e o licor encerrará o jantar.

Jantar a Francesa

É um tipo de serviço extremamente confortável para os convidados e nem tão complicado como muita gente acha.

Para esse serviço é necessário a presença de garçom e copeira uniformizados. Um garçom dá conta de servir até oito convidados, Se tiver mais que isso o ideal é ter mais de uma pessoa servindo para não deixar o serviço lento.

Os pratos devem ser servidos, pelos empregados, pelo lado esquerdo, para que os convidados se sirvam. A entrada e a sopa não são servidas mais uma vez. Os pratos principais e o segundo prato devem ser passados uma segunda vez.

Ao final, os pratos devem ser retirados pelo lado direito.

Jantar Franco Americano

Como o nome indica, é o serviço que mistura os estilos francês e americano. A mesa é arrumada, como para o serviço à francesa.

Não há copeira ou garçom para apresentar as travessas, que devem ficar sobre um aparador, sobre “rèchauds” (fogareiros de mesa) ou apenas no aparador. Cada pessoa se serve e todos comem à mesa.

Porém é necessário um garçom ou copeira para retirar os pratos usados e a comida   e colocar o de sobremesa assim como os doces e a fruta depois que todos já tiverem comido. Ela retira o prato pela direita e coloca o de sobremesa pela esquerda como em um jantar a francesa.

Se não houver copeira, a dona ou dono da casa deve retirar os pratos um a um ( nada de bandeja ou empilha-los sobre o braço) e colocar o prato de sobremesa pessoalmente.

 Jantar à Inglesa

 A mesa e colocada da mesma forma que no estilo a francesa o garçom ou copeira chega com a travessa porém ele mesmo serve os convidados. A esse serviço chamamos de Inglesa direto pois o convidado é servido diretamente da travessa para o prato.

Inglesa indireto – difere do direto pelo fato de o garçom ou copeira usar um carrinho de apoio onde serve cada prato que leva ao lugar dos convidados.

 

 

Waiters carrying plates with meat dish at a wedding

Empratado – não é o mais refinado mas funciona para um grande número de convidados: nele o garçom chega com o prato já servido da cozinha e o conviva come ou não o que lhe aprouver.

Serviço a Brasileira – na verdade é o serviço familiar do dia a dia e existe em todas as casas do mundo: as travessas são colocadas sobre a mesa e todos a volta se servem ou pedem para quem estiver perto do prato servir.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário