Etiqueta sem Frescura

Manual do botox

foto da Carla Bruni, ex-primeira dama da França , antes da aplicação de botox com o rosto radiante, a pele luminosa e expressão serena, com seus longos cabelos castanhos emolduram o conjunto e ressaltam os seus olhos verdes
image_pdfimage_print

Nessa primeira coluna para o Sem Frescura pensei em escrever sobre um tema que desperta muito interesse mas também dúvidas entre as mulheres.

Botox, na realidade é o nome comercial de uma das marcas de toxina botulínica disponíveis no mercado.

O que é essa toxina? É uma substância que tem o efeito de paralizar temporariamente a musculatura causando assim o relaxamento da área aplicada.

Como o botox age nas rugas? As rugas surgem pelos repetidos movimentos dos músculos da face que, com o tempo, acabam marcando a pele. Ao ser aplicada em pontos específicos, a toxina bloqueia a contração do músculo e assim a ruga não se forma, a pele já vincada vai alisando – ou nem cria uma marca nova.

Sem milagre – se a ruga já for muito profunda, mesmo com a musculatura relaxada ela não sumirá totalmente numa primeira aplicação. Após várias aplicações mesmo rugas profundas podem ficar quase imperceptíveis.

Quanto tempo dura o efeito? O efeito começa de 48 a 72 horas após a aplicação e atinge seu máximo em até 4 semanas. A duração varia um pouco com a força da musculatura do paciente e com a dose utilizada. Em doses habituais deve variar entre 4 e 6 meses. Assim recomendamos que novas aplicações sejam feitas após esse período.

Que cuidados devo ter após a aplicação? Recomendamos que o paciente não manipule o local e também evite abaixar a cabeça- (como numa aula de ginástica) ou se deitar- nas 3 horas seguintes a aplicação. É preciso muito cuidado para escolher o profissional e não exagerar criando um efeito de rosto paralisado como mostra essa foto da linda Carla Bruni.

foto do rosto de Carla Bruni, ex-primeira dama da França, com os longos cabelos castanhos soltos e o rosto muito esticado e a pele repuxada após aplicação de botox.foto da Carla Bruni, ex-primeira dama da França , antes da aplicação de botox com o rosto radiante, a pele luminosa e expressão serena, com seus longos cabelos castanhos emolduram o conjunto e ressaltam os seus olhos verdes

Por que algumas pessoas ficam tão diferentes? Isso acontece porque os músculos da face se contrapõem em equilíbrio. Se um músculo eleva as sobrancelhas, outro tem a função de abaixá-las. Por isso o médico deve conhecer profundamente essa musculatura pois, ao paralisar um músculo pode tornar mais evidente a ação de seu antagonista levando por exemplo aquelas elevações exageradas da cauda da sobrancelha.

Mas o importante é que quem faz o procedimento seja sempre um profissional qualificado – consulte sempre um dermatologista!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

7 Comentários

  • Responder
    Fernando
    02/10/2014 as 15:20

    Muito bom esse texto sobre BOTOX!!!! Parabéns ao site!

  • Responder
    bruna
    03/10/2014 as 12:00

    Ótimo texto! Dra. Juliana, por favor, tenho algumas dúvidas. Existem contraindicações para a aplicação? Pode-se fazer em múltiplos músculos de uma vez? Quais cuidados devo tomar ao escolher um profissional? (Conheço até dentistas que fazem aplicação estética… pode isso?) Ficam dicas para um próximo post sobre o assunto, quero ler muitos mais! Parabéns.

    • Isabella Giuzio
      Responder
      Isabella Giuzio
      03/10/2014 as 22:38

      Ola Bruna, tudo bem? Vou passar seu comentário para Dra Juliana e te mando logo mais, tá? Um beijo e apareça

      • Responder
        Dra Juliana
        14/10/2014 as 12:29

        Oi Bruna. Fico muito feliz que tenha gostado do texto! Respondendo suas perguntas existem sim alguma contra-indicações ao botox: gestantes, algumas doenças auto-imunes como a miastenia gravis, história prévia de alergia a algum componente da toxina e infecção na área a ser tratada são as principais. Vários músculos normalmente são tratados em uma mesma aplicação como por exemplo os da fronte ou testa e da área de olhos. Isso garante resultados mais completos e harmônicos. Quanto ao profissional que você deve procurar eu acredito que se o objetivo é o tratamento de rugas e rejuvenescimento da face o dermatologista com título da sociedade brasileira de dermatologia é o médico mais preparado e indicado. Bj Dra Juliana

  • Responder
    Ludmila
    27/11/2015 as 20:30

    Olá Dr.ª Juliana. Gostei muito do seu texto. Depois de pesquisar muito, fiz o botox pela primeira vez na semana passada (19/11). Fiz completo, na testa, entre sobrancelhas e na area dos olhos.
    Fui em uma dermatologista renomada em BH. Durante o procedimento ela aplicou duas agulhadas embaixo de casa olho. Fui embora do procedimento muito feliz.

    No outro dia acordei com bolsas horriveis embaixo dos olhos, parecendo que eu dormi 5 dias direto… Pensei que era passageiro em razão da aplicação. Só que até agora essa malditas bolsas continuam e não desaparecem. É comum o botox dar esse efeito?

    Gostei bastante do resultado na testa e nos pes de galinha ao lado dos olhos, mas essas bolsas estão chamando mt atenção. Estou arrependendo mt desse botox… Estou desesperada. Não posso mais sorrir que as bolsas ficam mais feias ainda.

    Liguei ontem para a médica e ela disse que é comum e passou uma pomada (Advantan) para eu fazer drenagem 3 vezes ao dia, vou voltar lá no dia 03/12, mas estou c muito medo de ficar assim por seis meses.

    Vc já se deparou com uma situação dessas? Isso é normal? Depois que o efeito do botox acabar volto ao normal? Faz 8 dias e continuo com as bolsas…

    • Responder
      Dra Juliana Macea
      29/11/2015 as 16:23

      Ludmila provavelmente o que aconteceu com você foi que ao aplicar abaixo dos olhos ocorreu um relaxamento do músculo orbicular inferior e isso pode ter gerado um acúmulo de líquido nessa área, um edema. Esse efeito com certeza irá melhorar mas a duração irá depender da quantidade de toxina que foi aplicada. Eu particularmente indicaria massagem local, compressas geladas ao acordar mas converse direitinho com sua médica sobre o uso de advantan nessa área. É um creme a base de corticoide e normalmente não é recomendado seu uso 3 vezes ao dia na pele fina das pálpebras por vários dias.

      • Responder
        LUDMILA
        01/12/2015 as 11:41

        Muito Obrigada Dr. Juliana, suas dicas me ajudaram bastante!!!

    Deixe um comentário