Etiqueta sem Frescura Top-Top

Glasskort ou “Cartão de Copo:” entenda a variação.

image_pdfimage_print

Existem alguns protocolos e regras semelhantes nas Casas Reais europeias. A própria família real é constituída através das relações entre famílias reais, entre reinos, acordos e a própria história conta isso.

A Casa Real da Noruega,  tem como monarcas, o Rei Harald V e a Rainha Sonja , que costumam receber com muita informalidade os seus convidados em seus eventos sociais e sempre com a participação da família real.

PROTOCOLOS E REGRAS

As regras protocolares reais para uma recepção são claras e bem definidas – não permitem invenções e nem alterações. Os  banquetes, em princípio tem montagens  e ritual iguais, ou seja, mesa grande, alguns arranjos de flores, candelabros, todo o serviço de prataria, talheres, taças de bebida…

PLACE CARD

Conhecemos o marcador de lugar “Place Card” que tem manuscrito o nome da pessoa que estará sentada na precedência da ordem dos cargos e postos.

Trata-se um pequeno cartão dobrado e forma de prisma, normalmente de papel cartão, e que o Cerimonial e/ou o Lord Chamberlain determinam onde cada convidado vai se posicionar nessa mesa.

Normalmente fica sobre a mesa, logo acima dos talheres de sobremesa que estão posicionados ao lado esquerdo das taças de bebidas conforme a foto abaixo.

Na Noruega, País que é uma monarquia vigente – adotou um outro critério para esse cartão: ele é colocado sobre a taça de vinho que,  por ser estar na posição mais alta facilita a visualização.

A montagem da mesa é tradicional sem  mudanças, apenas o cartão de mesa (place card) está sobre a taça, como nessa imagem.

Algumas outras cortes dos países nórdicos adotam esse mesmo sistema e  não existe nenhum documento sobre isso, apenas relatos de Lord Chamberlain e Chefes de Protocolo que afirmam ser uma tradição.

Essas informações foram prestadas através do nosso contato com a Casa Real da Noruega, com a gestão do nosso atual embaixador George Monteiro Prata naquele País, que, em conversa com a chefe do cerimonial do Palácio Real em Oslo, Sra. Hege Hognestad. Ela informou o seguinte:

“O Palácio Real começou a utilizar um novo programa de design em 2010. Nessa altura introduziu-se a utilização de suporte para o “place card”, em prata, em almoços com um número menor de visitas, por exemplo 20 pessoas”.

Nos jantares de gala, que chegam a ter 200 participantes, utiliza-se desde há muitos anos, a tradição de colocar o “place card” em cima do copo de vinho. De fato o cartão é denominado “cartão de copo” (“Glasskort”). Segundo a chefe do protocolo este costume tem as suas razões práticas.

Enquanto num almoço para 20 pessoas são servidos até 3 pratos, num jantar de gala são servidos 4 pratos. Por essa razão, naturalmente, em um jantar de gala há mais talheres e copos na mesa (3 tipos de copo de vinho mais um copo para água), e suportes de cartão aumentariam o numero de objetos na mesa..

Nos jantares de gala também há mais dois cartões na mesa para além do “cartão de copo”: o cardápio e o cartão com o programa musical. Daí colocação do “cartão de copo” em cima do copo, ajuda o participante a localizar com mais facilidade o seu lugar.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário