Etiqueta sem Frescura

Festa da empresa – Como não pagar mico

a foto mostra 4 mullheres e dois homens abraçados e confraternizando. Todos estão rindo muito, brindando e aparentam estar na maior farra

E, ao ser convidado, deve-se respeitar rigorosamente esta orientação. Por ser um mês mais conturbado convém facilitar a vida de todos marcando a comemoração em um local de fácil acesso e conhecido da maioria. Churrascos em sítios ou clubes podem ser uma boa idéia, mas, se o local for distante, o ideal é que o transporte seja previamente organizado e devidamente explicado no convite.

Mantenha o seu estilo – uma vez na festa procure se divertir, sim, mas sempre mantendo o foco de que é uma comemoração de trabalho e que, no dia seguinte, tudo volta ao normal. Um conselho: por maior que seja a tentação de, mostrar seu “outro lado” caprichando no visual, atenha-se ao seu estilo. Se você faz uma linha clássica durante o dia não é o caso de surgir com um vestido de sereia e um super decote. Em vez de deixar a turma enlouquecida, o mais provável é que você acabe chocando mesmo. O mesmo vale para os homens, guardadas as devidas referências.

Álcool e trabalho não combinam – nada justifica beber além da conta ou fazer comentários picantes para aquela (ou aquele) colega que lhe atrai. Ou ainda levar um papo “mais sincero” com seu chefe em um momento de descontração. Esqueça qualquer tipo de discurso ou reivindicações para o próximo ano. Finalmente, procure não ser o último a sair: as chances de falar o que não se deve aumentam a medida que as horas avançam.

A beira da piscina – neste tipo de reunião, alguns cuidados extras se fazem necessários. Não é o caso de estrear o novo biquíni fio dental ou aquela sunga sexy que você ganhou. Maiô inteiro para as mulheres e discrição para os homens que podem evitar chegar já de camiseta regata e pernas peludas a mostra. Shorts justíssimos, tanto em homens quanto em mulheres, podem ser substituídos por confortáveis e seguras bermudas. Não é moralismo não, apenas uma questão de se auto preservar.

Churrascos e palpites – qualquer anfitrião vai achar ótimo se alguém se oferecer para ajudar na churrasqueira cortando e distribuindo carnes. Mas só o faça se perceber que é realmente bem vindo: há churrasqueiros zelosos, ciumentos de suas tarefas. Se este for o caso, limite-se a ajudar limpando cinzeiros e recolhendo copos e pratos – se necessário. E atenção: ajudar é ótimo mas cuidado para não se entusiasmar e acabar dando ordens interferindo no andamento do serviço ou mudando a orientação dos empregados. Isso é de péssimo gosto e demonstra profunda falta de sensibilidade.

Resista a idéia de passar óleo naquele seu/sua colega irresistível. Se quiser agradar limite-se a servir seu prato ou pegar mais bebida. Finalmente, se na festa a mulher ou família do anfitrião estiverem presentes, flores no dia seguinte com um cartão de agradecimento é um gesto de delicadeza inesquecível.

Recebendo em casa – não há dúvida que qualquer comemoração em casa adquire um caráter muito mais pessoal – e por que não dizer elegante – do que em locais públicos. Se você é o anfitrião, uma dica: ninguém é obrigado a oferecer champanhe para brindes de final de ano. Os vinhos espumantes italianos são perfeitamente corretos, agradáveis ao paladar em nosso clima tropical e tem preços muito melhores do que seus primos franceses.

 

image_pdf

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

1 Comentário

  • Mario Ameni
    Responder
    Mario Ameni
    19/01/2015 as 08:54

    Caríssimas blog-women

    A festa da empresa tem dois parâmetros, uma quando começa que é um fato real e quando termina que é ou um sonho ou uma tragédia. Na maioria das vezes uma tragédia. Parece que as pessoas tomam alguma fórmula mágica ou usam o pózinho com os superpoderes e partem para um show de poucos talentos ou cenas inusitadas. Declarações (não aquela do Imposto de Renda), mas dão no mesmo resultado, fatos inesquecíveis. E parece que as verdades fluem numa onda – muitas emoções, muitas demissões, seria melhor. Parabens pelo texto, meninas. Ameni

  • Deixe um comentário