Etiqueta sem Frescura

Férias – hóspedes

image_pdfimage_print

decoracao-casa-praia-redes-e-balaco

Mas pense muito bem antes de aceitar indiretas de hóspedes se auto-convidando. O final de semana ou férias é para ser curtido com quem gostamos e nos sentimos à vontade.

Não caia na armadilha – não se sinta constrangido com quem se convida. Seja educada(o), mas firme: diga que a casa já está lotada, pois vai uma porção de gente, a sogra, seu chefe com a família, sobrinhos do interior – e que vão permanecer o verão inteiro. Se a pessoa descobrir, não precisa ficar preocupada(o): afinal, está errado quem se convida e insiste em ir sem maiores sinais de animação por parte dos anfitriões.

Crianças não! – você fez o convite e esqueceu das três crianças do casal. Agora é tarde. É inaceitável falar que não pode levar as crianças. Estamos falando de filhos até 14 ou 15 anos. O melhor é convidar quem tem crianças na mesma faixa etária, pois os problemas serão menores e a convivência entre eles é muito mais tranqüila.

Parentes – tenho que convidar?Sogras, sobrinhos, cunhados, com quem você convive o ano inteiro: não dá para esquecer ou fingir que esqueceu. Uma alternativa diplomática é convidar só para um final de semana e pronto. Naturalmente, se tiver sido premiado com algum parente divertido, é outra história. Pais são pais. Se convidar os da sua mulher, avise os seus para que não haja ressentimentos.

Amigos dos filhos – não é necessário convidar a classe inteira para viajar junto. Faça seu filho escolher um ou dois amigos. E quem está convidando deve tomar a iniciativa de ligar para o pais formalizando o convite e avisar quantos dias ficarão fora.

Namorados – quando estender o convite aos namorados? Namoradinhos de adolescência não são hóspedes obrigatórios. Uma distância de alguns dias pode até ser saudável.

Dê liberdade – deixe seus hóspedes a vontade e livres para passear ou descansar. Uma boa saída, caso seja necessário, é dar uma cópia da chave do apartamento ou casa.

Trabalho para todos –Se necessário distribua tarefas, mesmo para as crianças, e cobre, com carinho e bom humor, mas cobre, principalmente para os rebeldes adolescentes.

Horários – Toda casa precisa de certos horários para não virar uma bagunça. Principalmente se a casa estiver cheia imponha certos horários e pronto.

Finalmente, se você recebe um convite, mas conhece o ritmo da casa e de seus amigos, e sabe que não é igual ao seu, recuse-o. Se eles são super esportivos e o esquema é de aventura, e você quer ler e descansar, é melhor não se transformar num peso morto ou um peixe fora d’água.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário