Etiqueta sem Frescura Motherholic

Etiqueta para Crianças

image_pdfimage_print

 

girls_tea_party-1559937

A esperteza de minha mãe em nos ensinar, ainda pequenos, as regras de etiqueta como se fosse brincadeira foi fundamental para que nos tornássemos adultos mais seguros e transitar com facilidade nos ambientes mais variados.

Quando me perguntam com que idade é bom ensinar as regras básicas de comportamento para as crianças respondo que quanto antes melhor. Desde pequenininhos mesmo!

Acredito nisso – pois vivi a experiência com minha mãe Teresa, criatura curiosa e sociável, que fez questão se nos apontar desde sempre as diferenças de costumes e modos de fazer nas mais variadas situações do dia a dia.

Fazia isso de forma divertida e aprendíamos meio que sem perceber – embora ela fosse rigorosa para nos mostrar e impor limites.

Agradeço a ela até hoje e insisto que é mais fácil e útil do que se imagina!

A criança fica mais segura: ela tem respostas e sabe como agir e porque deve ser daquela forma.

Elas aprendem a socializar com mais facilidade – cientes 0dos limites fica muito mais fácil participarem de grupos, brincadeiras e fazer amizades criando vínculos de qualidade ao longo da vida.

Educação encanta igualmente pais e colegas – quer coisa melhor? Os pais dos amigos certamente vão reparar que seu filho é educado e descolado. E os amiguinhos respeitam esse conhecimento e atitude que, além de não ocupar espaço, facilita a vida – mesmo na infância.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

9 Comentários

  • Responder
    Themis Abud
    23/09/2014 as 16:58

    Desde pequenos tínhamos regras à mesa, principalmente quando meu pai estava em casa. E aos 14 anos,antes de uma viagem para Portugal,tive aulas de etiqueta. Agradeço muito!
    Criança sabe o que é o correto e gosta!

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      24/09/2014 as 12:24

      Que bom Themis! Quanto antes elas começarem, mais fácil pra todo mundo né?

  • Responder
    Ana Rosa
    24/10/2014 as 11:52

    Verdade, Criança bem educada é uma coisa linda de ver.

  • Responder
    Débora
    25/10/2015 as 10:48

    Bom dia.
    Gostaria de saber se vc me indica alguém em Fortaleza ?
    Beijos

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      07/11/2015 as 09:18

      Cara Debora, em Fortaleza você tem a Alódia Guimarães, cerimonialista que é referência nesse assunto e uma amiga muito muito querida. Ela pode te indicar alguém melhor do que eu – ela é uma pessoa que , com toda a experiência de seus 70 anos conserva um espírito muito jovem e tem ótimo trânsito entre os jovens inclusive fazendo muito sucesso com festas de 15 anos.

      O Email que ela acessa é o festa@alodiaguimaraes.com.br. Sua filha Samyra que é o braço direito dela também pode ser acessada pelo samyraguedis@gmail.com Um grande beijo e depois me conta !

      • Responder
        Ayná Cristina
        01/12/2015 as 19:48

        Moro em São Luis-MA e estou tendo dificuldade de encontrar um curso de etiqueta para crianças. Se alguém souber informar ficarei agradecida.

        • Claudia Matarazzo
          Responder
          Claudia Matarazzo
          18/12/2015 as 10:44

          Ainá – não conheço nenhum curso específico de Etiqueta para Crianças aí – mas o Senac do Nordeste é muito forte e sugiro a você se informar com eles e até mesmo fazer uma aquisição pois eles tem estrutura e pessoal para montar rapidamente um curso se houver demanda. Em geral funciona e, no meu entender é uma das instituições sérias de ensino que temos. Um beijo grande e tomar que dê certo!

  • Responder
    Luiz
    20/02/2019 as 01:41

    Alguém sabe onde arrumo um curso de etiquetas para crianças?

    • Mário Ameni
      Responder
      Mário Ameni
      20/03/2019 as 12:24

      Caro Luiz
      Agradecemos a sua mensagem. Gostaríamos de saber qual a sua cidade e quantas crianças estariam fazendo o curso. Importante também é o tempo disponível para o curso. Aguardo o seu retorno. Abs. Mario

    Deixe um comentário