Etiqueta sem Frescura

Etiqueta entre vizinhos – essencial, veja por que

duas casas conjuntas, onde os vizinhos estão brigando na barreira de plantas que dividem os terrenos . Eles estão de bermudas e usam vassouras para agredir um ao outro.
image_pdfimage_print

fd-vizinhos

Mais preocupadas Com sua rotina agitada do que com o coletivo, o individualismo impera entre as pessoas e, inevitavelmente desavenças entre vizinhos de condomínios acontecem.

O teu direito começa aonde termina o meu…Se esta frase viesse a sua cabeça cada vez que temos vontade de dizer umas verdades para aquele vizinho mal educado teríamos menos problemas.

fighting-neighbors

As três palavras magicas – ainda valem para tudo: afinal por favor, obrigado e desculpe nunca mataram ninguém e sempre, ou pelo menos quase sempre, desarmam e ajudam.

Fitness – por mais sarado que você seja evite encrencas com os vizinhos ao expor seu corpo. Sabemos que estamos em um pais tropical e quente. Mas nada de lavar a calçada de short curtinho ou pegar o elevador dispensando a saída de banho depois do mergulho na piscina do prédio.

Lembre-se que você não está na praia, muito menos num clube. Isso vale também para os homens que insistem em perambular sem camisa pelo condomínio.

neighbors-fighting

Silêncio precioso – acredito que a maior briga entre vizinhos é o uso abusivo do som e poluição sonora em qualquer tipo. Não importa se esta dando uma festa, tem crianças barulhentas ou mesmo se fala alto. E a prova real disso é que o barulho em demasia incomoda, assusta e pode até desencadear problemas de saúde.

Se for dar uma festa, explique a razão da comemoração e desculpe-se antecipadamente pelo movimento ou ruído a mais que irá causar. E lembre-se a lei do silêncio existe para ser cumprida, portanto, não abuse do barulho nem do horário.

Quase humano – seu cachorro, gato ou papagaio deve sempre usar o elevador de serviço – por mais educado que seja. Existem pessoas que não gostam de pets e  não se sentem confortáveis  ao dar de cara com seu animal  pelas áreas comuns do condomínio.

Importante: não esqueça de recolher a sujeira que ele fizer. Isso evita bate boca entre os vizinhos e em muitos condomínios situações extremas levaram o morador a se mudar do local.

Infalível e simples-  regra de ouro para a convivência:  gentileza gera gentileza e assim todos por mais diferentes que sejam podem conviver em harmonia, ter bons vizinhos e ainda tornar relações coletivas em amigos para toda a vida.

Por: Maria Augusta Ribeiro. Profissional da informação, especialista em Netnografia, escreve para o Belicosa.com.br.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário