Etiqueta sem Frescura

Como fazer para ser um Cavalheiro moderno (sim, eles existem!)

image_pdfimage_print

Se existe algo em que as mulheres sentem falta atualmente é do bom e velho cavalheirismo.  É que, com a emancipação feminina e a igualdade dos sexos, muitos homens pensaram que esse atributo masculino poderia ser descartado. Mas, nós mulheres, eternamente carentes de um paparico, clamamos pela volta de algumas qualidades do antigo homem, aqueles que sabiam trata-las direito instintivamente, tanto na cama como fora dela, sendo interessante e transmitindo segurança sem nos sufocar com demandas e exigências descabidas….

Para dar uma força aos que não sabem o que fazer, o autor John Bridges identificou algumas regrinhas básicas de conduta, que estão no best-seller How To Be A Gentleman.

Confira as valiosas lições deles (e algumas nossas). E saiba, pela boca das próprias mulheres, que o Cavalheirismo é afrodisíaco feminino.

1 – Mesmo que ela se ofereça para dividir, faça a questão de pagar a conta nos primeiros encontros. Isso diz muito sobre você – e não tem nada a ver com dinheiro e sim, com atenção e cortesia.

2 –  Facilite todo tipo de trânsito: sempre que der, abra a porta do carro, dê passagem, deixe-a  entrar na frente no elevador ou em uma sala e puxe a cadeira para ela se sentar. Parte antiquado, mas a gente repara – e a maior parte das pessoas aprecia. Da mesma forma, não a deixe do lado da rua enquanto andam juntos na calçada. Em escadas, desça primeiro e suba sempre atrás dela;

3 – Program a noite ou o fim de semana e oferta sempre mais de uma opção – mostra que você se preocupa com a qualidade do tempo que vão passar juntos e que, além de versátil está dando a ela a precedência para escolher. Em tempos e redes sociais e tudo ao alcance de um clique, nem é tão difícil assim e o fato de você pensar e sugerir antes vai fazer  com que pareça um experiente homem do mundo no quesito  ” tempo juntos”…

4 – Nunca a deixe esperando em um encontro. Se ocorrer algum imprevisto, avise-a com antecedência  assim ela pode se re programar para a espera.

5 – Espera até que ela segurar  o garfo para iniciar seu jantar. Ou qualquer refeição. Mostra, acima de tudo que você está atento ao que se passa com ela.

6 – Não limpe uma mancha do batom  do rosto ou de onde quer que seja na presença da mulher que o beijou – e  limpe com um lenço (ou lave) apenas quando estiver longe dela. Um verdadeiro cavalheiro, não se importa com essas bobagens e ostenta uma mancha assim sem se incomodar, como… uma honraria

7 – Aprenda a preparar um sanduíche de queijo grelhado (ou uma omelete, ou uma massa, ou uma salada) às 2h da manhã – e um café no ponto com torradas às 7h.

8 – Tenha cuidado com o que escreve. Leia novamente e reescreva para ter certeza que ela  vai entender o que está dizendo e o no tom em que você quis dizer. Se tiver dúvidas, mande áudio. Aí não tem erro!

 

9 – Não envie mensagens de texto enquanto estivar caminhando com ela. Simples assim. Equivale a, pessoalmente, sair da sala e fechar a porta deixando-a lá.

10 – Sempre se ofereça para fazer o café da manhã (principalmente nas primeiras vezes). É uma delícia e um conforto que ganha qualquer um homem ou mulher… Depois com o tempo, são delicadezas que os casais acabam trocando e revezando, mas, para demonstrar apreço e começar o dia agradando – não tem igual!

Pois é:  gestos de delicadeza não saem de moda. Podem mudar de acordo com os tempos mas sempre, serão necessários e, muito muito apreciados…

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

3 Comentários

  • Responder
    Carlos
    17/02/2020 as 08:59

    Belo texto de colocação ímpar, sempre tenho essa postura, isso vai além de elegância, educação, respeito e fino trato

  • Responder
    Antonio Lázaro de Góes
    24/02/2020 as 10:26

    Muito boa abordagem sobre o tema,mas será que a mulher de hoje (20/40 anos) estão preparadas para essas pequenas gentilezas??? Eu já notei uma notória e negativa modificação nas mulheres de hoje, a falta da feminilidade (felizmente existem exceções são raras) Eu 65 anos e fui casado 31 anos, devo dizer que não houve traições, apenas impossibilidade de uma convivência pacífica, tenho dois filhos aos quais ensinei esses princípios que vc citou e mais alguns tipo vai buscar sua acompanhante, jamais buzinar para chama-lá, nem por brincadeira assoviar e “mexer” com uma garota na rua (proibido) , A reclamação vem os tempos mudaram e eu digo a educação não. Enfim será a mulher está sendo preparada para aceitar esse cavalheirismo???

    • Responder
      Claudia Matarazzo
      30/04/2020 as 19:11

      Pois e algumas –
      Diria que
      Muitas, não estão preparadas . Por outro lado muitas amam esses gestos e apreciam… Acho q vale a pena tentar- mais ainda se a noção está incorporada no homem em questão… um beijo!

    Deixe um comentário