Etiqueta sem Frescura Mesa Pitaco

Como fazer para acertar o tom ao usar nossa bandeira

Imagem do Rio Amazonas, num entardecer, nuvens amarelas junto a mata em forma do losango da bandeira. A imagem está espelhada nas águas do rio. Exatamente a bandeira nacional.
image_pdfimage_print

 

Imagem do Rio Amazonas, num entardecer, nuvens amarelas junto a mata em forma do losango da bandeira. A imagem está espelhada nas águas do rio. Exatamente a bandeira nacional.

Ela conta que em um grupo de meseiras que participa esse assunto virou polêmica após uma pessoa oferecer capinhas de base de mdf com a estampa da Bandeira.   E acrescenta que, em sua  opinião desrespeito é cuspir, rasgar, queimar, pisotear nossa bandeira. Mas que, no entanto, considera o uso da Bandeira no design de interiores e na mesa posta uma homenagem ao nosso país.

Uau! Em época de Copa do Mundo em que há um excesso de bandeiras por toda a parte, corro o risco de parecer  chata.. Mas vamos lá:

Temos duas situações: eventos oficiais e eventos festivos e particulares.

Nos oficiais não tem muito espaço para manobras: há um decreto e a bandeira deve ser usada em lugar específico não pode tocar o chão e tem medidas também específicas e proporcionais ao mastro – que pode estar em ambiente externo ou externo.

E temos também as bandeirinhas menores de mesa para banquetes oficiais ou usadas em carros de cortejo de chefes de estado como a que vemos acima usada por ocasião da visita de Simon Peres de Israel.

No caso de eventos particulares ou festivos não é pecado usar um pouco de criatividade. No entanto, entendo que há maneiras e maneiras de fazer isso: usar as cores e uma alusão ao desenho de nossa bandeira por exemplo em chinelos e a canga de banho na praia é uma homenagem simpática.

No entanto, usar a nossa bandeira tal como é como toalha de mesa ou guardanapos para comer sobre ela. Ou mesmo como vestido ou almofada para sentar,  considero de mau gosto. Mas é  minha opinião particular não quer dizer que seja proibido.

bandeira do brasil formada com mãos de crianças carimbada em verde, amarelo e azul

Já, usar pratinhos de cores e formatos diferentes para formar uma alusão a nossa bandeira é criativo…. E assim vai.É  um assunto muito particular e delicado, mas, na dúvida devemos fazer esse tipo de homenagem discretamente e entre amigos íntimos. Ou usar a bandeira corretamente, de acordo com o decreto, e como  merece um símbolo de nossa linda nação! rosto de menino de 7 anos pintado com as cores da bandeira do brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário