Etiqueta sem Frescura Mesa Pitaco

Como fazer o pedido sem levar susto com o prato

image_pdfimage_print


Jamie-Oliver_Chef-claudiamatarazzo

E aí corremos o risco de pedir o que já conhecemos sem pensar que talvez estejamos perdendo uma deliciosa aventura gastronômica..

Hoje já existe até aplicativos para ajudar na questão da pronúncia. Beleza. Mas, é bom também saber como e com que degustar essas iguarias. Afinal, cada prato tem uma origem diferente e um jeito muito próprio de se saborear. Até mesmo Jamie Oliver, o chef que simplifica, concordaria que, além de apreciar um bom prato, saber o que estamos pedindo é fundamental.

Aqui vão alguns dos exemplos mais comuns de pratos internacionais – com dicas de como pedir e saborear. Bom Apetite!

Bruschetta_2_claudiamatarazzoBruschetta (brusque ta) pão italiano em fatias torrado, com azeite de oliva, alho, orégano, tomate e em alguns casos queijo. No Brasil, as bruschettas vem altas e com presunto, beringela, pesto…. Verdadeiros sanduíches abertos que podem ser uma armadilha – uma vez que a tendência é comer com a mão.

Não faça isso: garfo e faca ajudam. Além de mais elegante, sua bruschetta renderá muito mais do que se quebrar e soltar os ingredientes na hora em que você morder.

2 Xícaras de café, saindo fumaça ao lado de um croissant, espécie pão folhado e enrolado, servido rechedado ou não.Croissant (croassã) – pãozinho de massa folhada, especialidade francesa e deliciosamente calórica: a base de muita manteiga, é super macio e combina tanto com recheios doces quanto salgados. E também é uma delicia puro.

vagem japonesa, chamada edamame, muito usado em aperitivos.Edamame (eda mame)grãos de soja servidos dentro da própria vagem. Em geral vem como aperitivo em restaurantes japoneses e é preciso saber “chupar” a vagem dando uma ligeira mordida para liberar os grãos. A vagem não deve ser comida pois é fibrosa. Deixa-se as já mordidas em um pratinho separado para isso.

Babaghanoush_claudiamatarazzoBabaghanouche – (babarranúsh) prato da culinária árabe que consiste em uma pasta de beringela com molho a base de óleo de gergelim. Muito saborosa, pode ser saboreada como entrada, com pães e torradas ou acompanhando folhas e quibe.

 

KRT FOOD STORY SLUGGED: DINNERTONIGHT KRT PHOTOGRAPH BY BOB FILA/CHICAGO TRIBUNE (May 17) A little bit of time invested on chopping vegetables yields dividends as these shrimp fajitas cook and assemble very quickly. (nk) 2004

KRT FOOD STORY SLUGGED: DINNERTONIGHT KRT PHOTOGRAPH BY BOB FILA/CHICAGO TRIBUNE (May 17)

Fajitas (farritas) original da culinária mexicana, é uma tortilha de farinha recheada de carne, frango ou camarão, também acompanha alguns vegetais e temperos típicos. Come-se com as mãos mas não se acanhe de usar garfo e faca pois, para comer com as mãos devemos comer assim que chegam senão o recheio acaba amolecendo a massa complicando a vida de quem quer parecer minimamente elegante.

Fois-gras_food_claudia+matarazzoFoie Grás (Fuágrá) fígado de pato ou ganso que foi super-alimentado, uma das maiores iguarias da culinária francesa. Atualmente em vias de ser proibido pelo Prefeito Fernando Haddad na cidade de São Paulo mas, felizmente liberado no resto do país. Come-se aos poucos, com pães, torradas e como complemento, em lascas, sobre saladas e até acompanhando omeletes sofisticadas

Gnhocci-italiana_claudiamatarazzoGnocchi (nhóque)massa feita de batata e farinha de trigo, na maioria das vezes acompanhada com molho bolonhesa. Mas há variações de molhos: ao sugo, ao molho branco, na manteiga… É uma ótima pedida para quem não sabe enrolar o espaguete e quer sossego saboreando um bom prato de massa.

Tournedos_claudiamatarazzoTournedos – (Turnedôs) carne bovina bem alta e redonda. É um crime pedir bem passada. Se gostar assim, peça outro tipo de carne, como o Paillard

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Paillard (paiár) – carne bovina trabalhada de modo a ficar bem fininha, e baixa quase acompanhando o desenho do prato.Nesse caso está a milanesa e não tão fina quanto geralmente vem. Pode ser pedida ao ponto, pois vem sempre bem passada por ser fina.

paella_valenciana_claudiamatarazzoPaella (paeja) espécie de risoto de origem espanhola que mistura ao arroz vários frutos do mar e, em alguns casos também frango. Deve ser compartilhada e é um prato único e consistente.

Ratatouille (ratatuii) – seleção de legumes picados com polpa e caldo de tomate. Pode vir com mais caldo como uma sopa de inverno ou bem apurado como acompanhamento de carne. É ótimo para quem não quer engordar e gosta de variar sabores.

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário