Etiqueta sem Frescura

Como fazer e servir um churrasco com classe.

Espeto com 3 pedaços de picanha, apoiado com a ponta sobre a mesa ao lado de duas taças de vinho tinto.
image_pdfimage_print

Um espeto com 3 peças de picanha, inclinado com a ponta apoiada na mesa, ao fundo a chama ardente da churrasqueira e sobre a mesa, tomates, cebolas pimentões e alho. decoram o ambiente

 

Se você é um veterano churrasqueiro, é provável que conheça as inúmeras armadilhas de se considerar o churrasco uma forma “descomplicada” de receber amigos.

Mas, se está inaugurando a churrasqueira, atente para algumas dicas para não transformar seu convite para um churrasco em uma lembrança acalorada e insatisfatória.

Timing – é importantíssimo. É frequente, ao chegar , começarmos, a saborear deliciosas linguiças servidas com pão fresquinho como aperitivo. Uma, duas, três porções. Mais pão, mais cerveja, mais caipirinha e uma rodada de linguiça…

grelha de churrasqueira repleto com todos os tipos de carnes, linguiça, picanha, maminha. frango são 3 andares de carnes.

E a carne !? Ok, a carne demora mais a ficar pronta. Por isso mesmo o churrasqueiro deve se prevenir, preparando-a rigorosamente na hora certa.

Bebida para acompanhar o churrasco – cerveja e caipirinha são campeãs, não nego. Porém, é preciso alternativas para rebater seus efeitos. Hidratar é preciso. E para isso , nada melhor do que água. Gelada e cristalina. E jarras de sucos – coloridos e azedinhos que vão neutralizar um pouco a gordura ingerida.

Por falar em bebidas: deixe copos descartáveis acessíveis para o caso de precisar. E sempre precisa.

Sobre uma bancada, vários potes em vidro com pedaços de limões cortados, morangos cortados e outro com maracujás e coqueteleira para fazer drinks e vários copos

Acompanhamentos- a farofa e o vingrete são clássicos e deliciosos. Mas a maionese de batata derrete e desanda tá? Otimize sua grelha e prepare cebolas inteiras., pimentões, abobrinhas, e outros legumes e verduras que ficam deliciosos assados.

A própria batata, assada em papel alumínio se presta melhor do que em maionese para esta ocasião

Serviço – alguém tem que ficar atento aos detalhes certo? E não pode, nem deve ser você , que afinal de contas já está organizando tudo em frente a brasa.

Se estiver sem ajuda profissional, designe alguém- seu filho mais velho, sobrinho, filha do vizinho – não importa quem for – para essas tarefas. Pague, negocie, barganhe, permute, mas ele/a tem que ser onipresente para:

  •  esvaziar os cinzeiros
  • providenciar mais copos ou pratos
  • cuidar do gelo
  • preparar as caipirinhas
  • trazer mais cadeiras se necessário
  • lavar copos e pratos se necessário

Enfim: ficar de olho em tudo o que está faltando.

A Carne – o ideal é que chegue tenra e saborosa no máximo uma hora depois de iniciados os aperitivos. Se passar muito tempo, as pessoas estarão de pileque e empanturradas com pão e linguiça, e nem vão apreciar a sua boa vontade e talento.

Sobremesa: precisa sim! – afinal, é ou não é pra fechar com chave de ouro? Então, nada de servir um sorvete na caixa .

Capriche nas frutas – para equilibrar o paladar – e um bolo mais sequinho pra saborear com um café bem forte. O bom e velho bolo de chocolate de tabuleiro – servido crocante e quentinho na própria forma…

 

uma xícara de cafezinho de ágata branca está em primeiro plano com um bule também em ágata branco vertendo café fumegante em um coador de pano individual por onde o café passa  e cai na xícara. Ao fundo percebe-se um ambiente de cozinha rústico e acolhedor com paredes pintadas de laranja .

Café fresquinho pra encerrar no capricho

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário