Etiqueta Empresarial Etiqueta sem Frescura Pitaco

Como dizer não para gente sem noção

Num jardim, pessoas participam de um almoço. Á mesa dois casais brindam com taças de vinho , enquanto outras pessoas estão em pé junto a outra mesa.
image_pdfimage_print

 O “não convidado” –  a pergunta é: o que fazer quando uma pessoa que não foi convidada para sua festa, é chamada por outra (que foi convidada) e te liga dizendo que recebeu o convite desta outra pessoa e está confirmando presença.

Dois erros: a que convidou sem permissão, por inferir que podia fazer isso e a outra, que não foi convidada pessoalmente (não importa se por email, whats ou telefone , mas convite é individual).

Rapidez e precisão – dependendo da sua intimidade e simpatia por essa pessoa, você tem que pensar e agir rápido. Se for alguém com quem você até se identifica, mas não convidou porque achou que simplesmente poderia ficar para uma outra vez por uma questão de espaço e porque sua festa é mais intima, deixe passar e inclua o nome na lista.

Mas se for alguém que vai te incomodar muito, arme-se da mesma cara de pau que as duas mostraram e diga claramente que na verdade é uma reunião menor (não importa se ela souber que não é porque, repito, a pessoa confirmar algo para o qual não recebeu convite pessoal demonstrar uma total falta de noção).

Num jardim, pessoas participam de um almoço. Á mesa dois casais brindam com taças de vinho , enquanto outras pessoas estão em pé junto a outra mesa.

E diga que houve um engano que a “fulana não deveria ter te convidado, uma vez que eu queria te incluir em outro grupo em uma outra ocasião espero que você não se importe em esperar um pouco, mas dessa vez já está tudo planejado”…

Testei e funciona – sim eu sei, é muito difícil: a gente sempre acha que vai magoar alguém falando isso. Mas uma vez tive que fazer isso com uma amiga de minha mãe – que até é legal, mas quer participar de tudo – e quando ela me ligou insistindo (e fez isso de forma bem enfática) tive que ser muito firme: disse que era  uma coisa pequena, com lugar marcado e que ela por favor entendesse meu lado – que em outra ocasião faria uma coisa especialmente para ela etc.

Depois me senti mal por um tempo. Mas amigos não cobram dessa forma e ela continua a falar comigo sem mágoas aliás, sempre faço questão de agradá-la de uma ou outra forma para mostrar que não era pessoal. Mas cada caso é um caso tá?

Em ambiente aberto, um homem vestindo camisa branca e blaser azul, oferece champanhe Veuve Clicquot, onde aparece mãos de pessoas segurança a taça "flute" com champanhe.

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário