Case e arrase Clipping e Portfólio Etiqueta sem Frescura

Comemoração em casa? Confira dicas para receber bem seus convidados

Foto: Pixabay, reprodução
Foto: Pixabay, reprodução
 Manter o equilíbrio entre o que é necessário e o que é praticado pode ser complicado. Mas, fique calma! Sempre tem uma luz no fim do túnel.Conversei com a Claudia Matarazzo Mario Ameni, consultores de etiqueta e cerimonial, que estiveram em Porto Alegre na semana passada em um evento realizado pelo Centro de Ensino de Arte FloralAbaixo você confere algumas dicas valiosas:

Vou receber em casa, e agora?

Primeiro passo: não esqueça de que é um evento em casa e que não precisa ser transformado em uma grande produção. Afinal, quem prepara e frequenta esses encontros, espera um clima mais intimista.

Dicas

  • Anfitrião: esteja arrumado, porém mais à vontade do que seus convidados. Lembre-se de que irá receber e terá que se movimentar bastante. Estar com uma roupa alinhada e confortável será importante. Além disso, os seus convidados irão se sentir mais “em casa” se você estiver com uma roupa adequada ao estilo da festa.
  • Convidado: jamais ultrapasse a ala íntima da casa, a não ser que tenha sido convidado para conhecer. Eventualmente, vá até a cozinha para ajudar com as louças. Mesmo que você já tenha intimidade com os anfitriões, pense nos demais convidados e que isso poderá causar-lhes desconforto.
  • Pense na circulação: todo evento deve ter fluidez e isso está diretamente ligado ao número de pessoas convidadas. Não convide mais do que sua casa comporta, mesmo que normalmente se tenha uma quebra de 30%. As pessoas devem conseguir beber, comer e caminhar sem esbarrar na decoração ou se sentirem presos no local em que sentaram.
  • Buffet: não quer se envolver com alimentação e bebida? Tudo bem, busque um fornecedor que seja de confiança, afinal você disponibilizará sua casa, louça e decoração. Combine que o contratado vá até o local e faça uma visita técnica para observar as necessidades da produção. Tudo que é previsto evita problemas. Importante: não esqueça de perguntar para seus convidados se eles possuem alguma restrição alimentar.

  • Salão de Beleza: não precisa de penteado, maquiagens pesadas e produzidas. Assim como a roupa, é importante que o convidado não se sinta desarrumado indo a uma celebração em casa.
  • Lembrancinhas: apesar de muitos considerarem obrigação, não é. Se você fizer muita questão, pense em mimos que sejam interessantes para os convidos, por exemplo, uma caixinha com docinhos.
  • Bebidas: cuidado com a quantidade de bebida alcoólica disponibilizada. Não conte com o bom senso dos convidados. É importante dosar o serviço de bebida para intercalar com água, suco e/ou refrigerante. Outra dica é não ter diversos tipos de bebidas alcoólicas sendo oferecidos.
  • Sonorização: cuide para que o volume esteja adequado e não dificulte a conversa.
  • Decoração: abuse e use do que já possui em casa. Na mesa, jogue com mais de um jogo de pratos e talheres, não precisa ser tudo igual.

Para quem se interessa pelo assunto de etiqueta, Claudia Matarazzo e Mario Ameni disponibilizam alguns cursos no portal Claudia Matarazzo Ensina.

image_pdf

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário

Agenda

Não há eventos se aproximando neste momento.

QUEM SOMOS

COLUNISTAS