Etiqueta sem Frescura

Chás – gelados, terapêuticos e perfumados…

bandeja de madeira, com 2 copos estilo drink, com chá gelado, decorados com vários tipos de frutas cortadas em cubos, rodelas de limão e folhas de hortelã nas bordas
image_pdfimage_print

bandeja em prata, com 3 copos estilo drink, com chá gelado, decorados com rodelas de limão e folhas de hortelã nas bordas

Por isso não se acanhe! Escolha seu sabor, sua necessidade e mergulhe fundo nesse universo refrescante.

Dependendo do sabor e da planta, ele pode servir para: refrescar (hortelã), digerir (erva doce), estimular ( preto), relaxar (camomila) – só para citar alguns

Refresco que faz bem – no verão, o chá apresenta outra vantagem: pode ser bebido gelado sem que nenhuma de suas qualidades sejam alteradas. Aí, o visual da bandeja adquire um ar muito mais festivo e colorido em contraponto a sobriedade dos jogos de porcelana usados para servi-lo quente.

Veja algumas dicas para que, ao servir ou tomar chá você aproveite muito mais a suavidade de cada um, desfrutando plenamente suas qualidades e não caindo em algumas armadilhas comuns.

Chá também tem ponto! – para não amargar ou mesmo anular seu perfume, é preciso mergulhar o sachê ( ou uma medida da erva) por não mais de 2 minutos na água fervendo e retirá-lo em seguida. Desta forma o sabor se desprende mas não se altera.

Aliás, o segredo de qualquer chá realmente gostoso é a suavidade. Até mesmo para os mais fortes, sutileza é a palavra de ordem .

O chá: de preferência puro – o açúcar altera o sabor e adoçantes tendem a amargar a bebida que, por ser suave e

natural não resiste a esse tipo de química. No caso dos chás gelados o mais indicado são copos altos que comportem, – apenas quando muito necessário e uma ou duas unidades – pedras de gelo.

Uma dica para quem quer se refrescar com chás geladinhos: use dois sachês para cada copo. E sempre prepare no dia, não deixe a bebida pronta em jarras de véspera na geladeira. Faça, deixe esfriar fora e depois no refrigerador e, ao colocar no copo, não acrescente mais do que duas pedras de gelo em cada xícara para não diluir demais o sabor

Finalmente, não hesite em experimentar sabores diferentes. Hoje há as mais variadas misturas de ervas no mercado; com côco, amêndoas, cerejas, papoulas…. Por que não?

Você vai se surpreender como uma bebida que, até pouco tempo atrás era considerada apenas para acalmar os aflitos ou reconfortar doentes, pode ser um estimulante, refrescante e requintado em sua mesa.

 

 

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

2 Comentários

  • Mario Ameni
    Responder
    Mario Ameni
    19/01/2015 as 08:50

    Carissimas
    Eu adoro chá gelados, eles são refrescantes, deliciosos, e graças ao mundo globalizado hoje temos muitas opções, desde as mais clássicas aos mais requintados sabores asiáticos, africanos, sul-americanos, ou mesmo, aquele daquela lanchonete que está bem perto de você – e aí , é só pedir e se deliciar.
    Só de ler o post já deixa um ar de frescor.
    Ameni

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      22/01/2015 as 17:32

      Mário você é suspeito pois vive de luz…

      Beijos

    Deixe um comentário