Etiqueta sem Frescura Mesa Top-Top

Bacalhau – pode ser a estrela do Natal por aqui…

image_pdfimage_print

Em Portugal ele reina: o bacalhau mais nobre é o do Porto – do tipo Gadus Morhua – mais alto, se solta em lascas e é mais saboroso.

Para dessalgar – os mais altos levam até 72 horas pra descongelar: sempre trocando de 6 em 6 horas e sempre com água gelada. (Ok, já fiz em 48, mas o ideal é fazer aos poucos).

Para cozinhar – com bastante azeite, alho, alecrim e batatas cozidas sobre uma cama de cebolas cortadas em fatias em uma assadeira…

O do tipo Gadus Macrocephalus é mais prático, já dessalgado, vem congelado. Se você confia no seu tempero e usa um super azeite saboroso, vá em frente, apenas atente que não é o mesmo sabor do outro.

Risoto de Bacalhau – Porque não? – as lascas são mais em conta e o arroz alimenta e satisfaz  agradando a todos os paladares…

Experimente: garanto que vale a pena fazer essa surpresa: a galera vai amar variar sem abrir mão de outros sabores símbolos do Natal. E, contas feitas, de repente você vai até economizar!

Fonte: Fernanda Lopes

blogsatribuna.com.br/boamesa

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

2 Comentários

  • Responder
    Fábio Barbosa
    20/12/2018 as 16:50

    Prezada Claudia. Tenho uma profunda admiração por você e sigo seus posts com carinho. Por isso mesmo me sinto à vontade para sugerir uma correção: Na receita do bacalhau está escrito Para dessalgar, e logo em seguida a chef Fernanda Lopes indica que os mais altos levam 48 para descongelar. No mais reitero aqui minha admiração por você. Feliz Natal e Muitas Felicidades nesse próximo ano.

    • Claudia Matarazzo
      Responder
      Claudia Matarazzo
      12/01/2019 as 17:49

      Fabio muito MUITO obrigada pela dica! Final de ano e correria não combinam com texto bem revisado… Super valeu e pode avisar sempre que tiver esse tipo de erro! Um super beijo

    Deixe um comentário