Etiqueta sem Frescura Mesa

A Mesa com a Rainha – sempre pode ser pior!

image_pdfimage_print

Costumo dizer que as regras não mudam muito – e que são feitas para simplificar a degustação e facilitar o serviço. Mas, para quem se senta a mesa na corte inglesa, até mesmo em um jantar em familia,  há detalhes que precisam ser rigorosamente respeitados. E não estamos falando de taças e talheres.

Meghan Markle – a nova duquesa de Sussex, casada recentemente com o Príncipe Harry da Inglaterra, pode até estar acostumada com restaurantes requintados  e a ser paparicada. Mas, desde que se casou está tendo que rever alguns conceitos de precedência.

Horário mais que britânico – refeições com sua Majestade Elizabeth II tem horário para começar e acabar. O jantar, por exemplo começa as 8.30 e termina as 10. Até aí tudo bem. Mas ninguem continua a comer quando a Rainha cruza seus talheres! E muito menos antes de ela começar. Ou seja, dada a largada, é melhor não conversar muito e comer – para não passar fome.

Fila e cortejo – mesmo em família existe uma ordem para se entrar em qualquer recinto: primeiro a Rainha Elizabeth e o Príncipe Philip seguida do filho Charles e sua mulher Camila. Depois o Príncipe William e Kate e, finalmente Harry e sua mulher Meghan.

De par em par – em refeições em familia, Meghan sempre vai sempre  sentar ao lado de Harry. E pronto. Mas apenas em familia. Em eventos protocolares o plano de mesa segue a precedência e a hierarquia.

Chá ou café – a maneira certa de levantar a xícara de chá é com usando apenas o polegar e o indicador como pinça – e o dedo do meio como apoio, abaixo da alça da xícara. Nada de dedinho levantado, ao contrário: este se mantém recolhido em uma curva graciosa  embaixo de todos… e não, não acabou: na hora de encostar os lábios use sempre o mesmo lugar para dar seu gole de chá ou café – que é para não manchar toda a borda de batom.

Mariscos proibidos – de agora em diante estão proibidos mariscos, ostras e outros tipos de iguarias que crescem em conchas. Essa na verdade é uma precaução para evitar envenenamento. Meghan pode até arriscar se estiver sozinha, mas nunca nos cardápios oficiais em sua residência.

Rainha Elizabeth II do Reino Unido

Terminada a refeição, por mais difícil que tenha sido o dia, ninguem –  ninguem mesmo – está autorizado a sair da sala ou pedir licença para ” ir dormir mais cedo” –  antes que a Rainha Elizabeth tenha se despedido e ela própria já tenha se recolhido.  A sorte é que sua Majestade é conhecida por dormir cedo: logo depois das 11 é raro ve-la circulando em eventos sociais.

É que poucos sabem que, mesmo aos noventa anos, ela não dispensa sua caminhada matinal  diária com seus cachorros ao acordar. E o faz cedo, pois duas vezes por semana, se a agenda permitir, ainda encaixa um passeio a cavalo – que ela mesma controla, como aliás, faz há décadas com o resto do reino…

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário