Etiqueta Empresarial Etiqueta sem Frescura Pitaco

A diferença entre Chefe e Líder

image_pdfimage_print

Venerável Dalai Lama, líder religioso do Tibet, num ambiente escuro, usa as túnicas marsala, símbolos dos monges tibetanos, as mãos unidas em mantra de oração. Ele tem o sorriso da compaixão. Ele é careca e usa óculos.

Ser um bom gestor não significa ser o grande amigo da turma ou o linha dura da equipe, mas aquele que consegue manter seus comandados sempre motivados e trazendo os resultados necessários.

Há vários fatores que desanimam funcionários e minam o trabalho da equipe.

Veja os principais motivos para os pedidos de demissão com dicas do especialista Lucas Oggiam para melhorar o relacionamento em cada situação:

Liderança sem referência – um exemplo de líder é aquele que costuma participar de atividades fundamentais e decisões estratégicas. É aquele que inspira e traz bons exemplos ao seu time. A ausência de liderança é sentida pela maior parte do time. Ele é a figura a quem todos recorrem em ocasiões mais delicadas. Se isso não acontece, ele perde conexão com as pessoas e pode se tornar dispensável em atividades futuras.

Falta de feedback-  cada um quer se sentir parte integrante do sucesso. E para isso acontecer é mais do que necessário que o líder da equipe converse frequentemente com seus subordinados. “Um líder precisa apontar para seus comandados o que está errado e como fazer para melhorar – assim como também elogiar. Um funcionário que não recebe feedback tende a estacionar na carreir  e parte para a busca de novos desafios ” afirma o consultor.

Não treinar – um dos aspectos mais importantes para o seu sucesso é a integração profissional que um funcionário deve ser submetido ao ser contratado. E parte fundamental é o treinamento. “Um empregado precisa entender como é a empresa, o que ele deverá fazer e como. Integrar não é apenas dar as boas-vindas e convidar para almoçar” afirma Page.

Delargar X Delegar – “Delargar é bem diferente de delegar”, com essa afirmação, Page ensina que, quando você delega algo é necessário orientar, acompanhar, cobrar se necessário e receber feedback. Se isso não acontece, é porque o gestor passou uma tarefa e a eliminou de seu radar. Quem age assim, acaba perdendo o comando do time.

Excesso de reuniões – o chefe que gosta de fazer muitos encontros não percebe que essa prática pode comprometer o resultado do time. “Isso não significa ser comprometido. Esse excesso é ruim e prejudicial para o time e para o próprio gestor que passa mais tempo reunido do que produzindo” finaliza Page.

Quem disse que era fácil? Mas acredito que ajude muito cultivar pelo menos a metade das seguintes qualidades: inteligência emocional, bom senso de organização, empatia, carisma e, acima de tudo, respeito pelas pessoas que o cercam. Vale tentar não acha?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário