9 Top dicas para receber bem de modo muito informal.

Sobre uma mesa em madeira lista estão dois pratos com um apetitoso cachorro quente com a salsicha devidamente grelhada com aparência chocante aparecendo dentro do pão semi tostado. No prato, complementam o hot dog, batatas fritas e duas mini cumbucas brancas com ketchup e mostarda, além de uma salada de agrião. Além dos copos de água, ha também taças de champanhe borbulhante e dourado convidando a um brinde.

É claro que surgem várias dúvidas, mas todas super fáceis de contornar. Veja aqui as mais frequentes.

 Devo pedir pratos só para quem tem aptidão para a cozinha? o grupo já se conhece divida sim as tarefas por aptidão. Dessa forma ninguem fará as coisas contrariado – e tudo sai mais bem feito.

Em tempo : não é pecado não saber cozinhar tá? Apenas esa pessoa vteria que se desdobrar para ajudar a colocar e tirar mesa, lavar o que precisar e ficar atenta a detalhes for a da cozinha

Posso levar comida pra finalizar na casa da anfitriã?  até pode – mas leve também, os apetrechos necessários para finalizar. A receita é sua e você sabe o que precisa. Exceto, uma travessa para a comida ou uma panela fácil, tudo deve ser levado para facilitar. E quem leva finalize tá?

 Se levar sobremesa, vale sorvete? sobremesa é importante principalmente quando tem criança. Sorvete é sempre válido mas pode-se levar também um bom bolo de tabuleiro, e até docinhos de padaria poreque não?

Caixa de papelão, com várias opções de pratos, contidas em potes de papel, com pães, saladas, , pote com sopa, e talheres de plástico

Posso usar talheres e copos descartáveis? – os copos até pode – melhor os de plástico mais duro e transparente. Já os talheres, dependendo do cardápio, não rola. Mais fácil depois deixar tudo de molho em uma leiteira com detergente e lavar quando der em mutirão.

Quem lava a louça no final? é delicado que a anfitriã seja poupada dessa tarefa pois terá uma série de outros detalhes para correr atrás: espaço, utensílios, limpeza pós (por mais que se ajude no dia a limpar e lavar pratos a casa suja)…

várias pessoas seguram uma garrafa do que aparenta ser cerveja com as mãos próximas. Na foto, visível apenas as mãos

Como dividir e guardar a bebida? é mais fácil em um mesmo isopor. O ideal é que não se varie muito as bebidas para que todos possam compartilhar . Se alguém levou uma bebida específica e delicado oferecer e compartilhar .

Como montar a mesa? Valem potes plásticos?

Pode e deve colocar panela na mesa: até porque hoje as panelas são bonitas e feitas para isso. Já potes e travessas descartáveis são muito mais práticos mas nem sempre bonitos – por isso dependendo da intimidade, evite usar. Mas, se quiser caprichar e usar uma travessa de louça branca o efeito é outro…

mesa longa em madeira clara com toalha branca rústica quadriculada de amarelo claro e no centro arranjos improvisados de flores do campo amarelas em vasinhos improvisados de vidro reciclado

Posso usar mesa de cavalete?: o mesão é muito simpatico desde que seja forrado com algo atoalhado debaixo da toalha para ficar com uma textura agradável. E podem caber até 18 ou 20 pessoas. Não esquente se nem todos puderem se sentar a mesa: providencie alguns apoios para os pratos ( esse abaixo é da Gandalua) – ou mesmo sous plats maiores e seja feliz!

Quem recolhe os pratos? – porque não as crianças maiores e adolescentes? Depois dos 10 anos já dá pra ajudar bastante com isso … E dá uma folga para os adultos.

Pessoa sentada, onde não aparece o rosto e em primeiro primeiro plano, está sobre o colo um prato estampado com os talheres que estão apoiados em um apoio de prato vermelho específico para facilitar a refeição sem o auxílio da mesa.